Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

domingo, 27 de abril de 2014

SãoSebastião2014-ACONTECEU O DEBATE DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DA CIDADANIA, COM O DEBATE:JUVENTUDE NA LUTA PELA REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO

        Nesse domingo – 27-04-2014 – no povoado Canabrava, nas dependências da Escola Municipal Padre Mousinho, aconteceu o encerramento da Semana da Cidadania, promovida pela Diocese de Penedo e da qual essa Paróquia faz parte.

O encerramento aconteceu com um grande debate que teve como tema: Juventude na Luta pela Reforma do Sistema Político. O debate foi dividido por subtemas e os participantes por turmas. Cada turma debateu um subtema.

Participaram jovens católicos de São Sebastião, Teotônio Vilela, Jirau do Ponciano, Penedo, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu, Traipu, Campo Grande e Arapiraca. As dependências da escola ficaram lotadas.

O Partido do Trabalhadores de São Sebastião esteve presente, como os seguintes integrantes: Paulo Bomfim, Professor Jacinto, Paulo Henrique Bomfim, Manoel Avelino e Dimas Francisco, Presidente.

A Semana da Cidadania foi encerrada com uma missa campal concelebrada pelo Padre Bartolomeu, que atua na Paróquia Coração de Jesus, e pelo Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda.

Um dos subtemas debatidos na Turma Rosa foi: “Todo o Poder Emana do Povo”. Os debates giraram em torno da ideia de como realmente efetivar esse princípio republicano, no sentido de que as ações de estado e de governo realmente beneficie a população e não segmentos privilegiados.

Como contribuição ao debate do subtema foram ouvidas e analisadas duas músicas: “Utopia”, composição e interpretação de José Vicente e “Até Quando”, composição e interpretação de Gabriel O Pensador.   

Paulo Bomfim, quando interveio, chamou a atenção para a importância da reforma do sistema político, mas também para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que faz importantes modificações na legislação partidário-eleitoral, e cujo texto e apoio podem ser lido e assinado pela internete. Lembrou também que no período de 1º a 7 de setembro, próximo, acontecerá um plebiscito popular para a pressionar as instituições nacionais pela convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário