Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Saúde2015-BRASILEIROS ADEREM AO MAIS MÉDICOS EM NOVO EDITAL COM MAIS DE 4 MIL VAGAS

Ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia novos postos autorizados para 1.294 municípios, com possibilidade de os médicos receberem bônus na prova de residência
"Adesão confirma a importância e mostra confiança no programa hoje", disse ministro da Saúde
São Paulo – O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou em coletiva na tarde de hoje (4), o balanço do novo edital do programa Mais Médicos, dirigido a profissionais com CRM validados no Brasil (brasileiros ou estrangeiros com o cadastro legalizado no país). São 4.146 novas vagas autorizadas em 1.294 municípios. No total, 15.747 médicos se inscreveram. O ministro explicou que não se pode prever quantos confirmarão o interesse.
Com expansão do novo edital, o programa contará com 18.247 médicos, beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas. Até agora, o Mais Médicos atinge 50 milhões de pessoas, com mais de 14 mil profissionais em 3.785 municípios, em todos os estados brasileiros, segundo o ministério. O Mais Médicos foi criado em 2013 e tem atualmente 11.429 profissionais de Cuba, 1.846 brasileiros e 1.187 de outros países, como Espanha, Venezuela, Argentina, Portugal, entre outros.
“A adesão confirma a importância do programa hoje, e mostra confiança no programa, e vai se estruturando com objetividade e perspectiva de continuidade”, disse Chioro.
Se as vagas ofertadas não forem preenchidas, a prioridade seguinte será dada a médicos brasileiros formados no exterior, depois a estrangeiros e, finalmente, os médicos serão trazidos por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O ministro explicou que, embora o número de inscritos seja importante, isso não significa que todas as mais de 4 mil vagas serão preenchidas, já que isso depende de diversos fatores, como a própria vontade dos médicos e a disponibilidade dos profissionais. “A regra do jogo, porém, será religiosamente cumprida. (Para as localidades) onde nenhum médico tiver sido escolhido, virão os da OPAS.”
Chioro disse que a meta do governo brasileiro é que, até 2020, o Brasil amplie o atendimento à população até chegar a 2,7 médicos por mil habitantes, semelhante à Inglaterra. Esse índice é de 3,2 na Argentina e 4 em Portugal e Espanha. No Brasil, é de 1,8 médico por mil habitantes.
Segundo o ministro, o aumento do interesse dos médicos brasileiros se deveu à forma de contratação oferecida pelo programa, com três opções. Dos 15.747 inscritos, 11.736 médicos escolheram receber bônus de 10% (pontuação) nas provas de residência para atender, por um ano, em local determinado e na especialização de saúde pública. Outros 3.081 preferiram receber o auxílio do Mais Médicos e ficar três anos no posto de saúde. E 930 optaram pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica.

http://www.redebrasilatual.com.br/saude/2015/02/brasileiros-aderem-ao-mais-medicos-em-novo-edital-9152.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário