Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

INTRAGOLPE, NÃO!


Diz a sociedade que luta e que democracia. A mobilização buscar barrar a proposta de praticar um golpe(“intragolpe) dentro do golpe de 2016. O Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, por seu Diretórino Nacional divulgou nota  em defesa da democracia e dos direitos da população.


A seguir, você poderá ler a Nota do PT: “Nota do PT em defesa dos direitos do povo e da democracia


PT está articulado com os partidos de oposição, com as centrais sindicais e com organizações da sociedade para deter esta ameaça, que atinge em primeiro lugar os interesses do povo, dos trabalhadores e dos desprotegidos


O novo ataque de Jair Bolsonaro à democracia e às instituições, na noite da terça-feira de carnaval, é mais uma etapa da escalada que passou pelo golpe do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e pela prisão ilegal e cassação da candidatura do presidente Lula, em 2018.


Foram episódios decisivos para levar ao governo um presidente de extrema-direita com uma trajetória assumidamente antidemocrática, para implantar uma agenda de destruição do país, da soberania, dos direitos e das liberdades. Um governo que cria desemprego, pobreza e fome, que agride a Constituição todos os dias.


A nova ameaça bolsonarista começou com um ataque despudorada do general Augusto Heleno ao Congresso Nacional, que tem a obrigação de reagir com firmeza por meio dos presidentes da Câmara e do Senado.


O Partido dos Trabalhadores, que já fez requerimento para convocar o general Heleno ao plenário do Senado, reitera que os presidentes do Legislativo devem se juntar às diversas vozes que repudiam os ataques à democracia por parte de Bolsonaro e de seus cúmplices civis e militares.


O PT está articulado com os partidos de oposição, com as centrais sindicais e com organizações da sociedade para deter esta ameaça, que atinge em primeiro lugar os interesses do povo, dos trabalhadores e dos desprotegidos, que precisam garantir o direito à liberdade, ao trabalho, à renda, uma vida digna que só pela democracia se conquista.


Quem pode realmente garantir a democracia no Brasil é o povo nas ruas. Por isso o PT fortalecerá a mobilização para os atos públicos convocados nacionalmente, nos dias 8, 14 e 18 de março, e vai articular com amplos setores da sociedade atos em defesa da democracia e dos direitos do povo. É assim que mostraremos nossa indignação com a situação do país, enfrentando Bolsonaro e seu governo neoliberal de extrema-direita.


GLEISI HOFFMANN, presidenta nacional do PT
ENIO VERRI, líder do PT na Câmara dos Deputados
ROGÉRIO CARVALHO, líder do PT no Senado Federal

FRATERNIDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Para muitas pessoas o ano começa hoje, “depois do Carnaval”, uma enganação das inúmeras elites, nacional, estaduais, distrital e municipais. Em verdade, como todas e todos sentem no couro, o 2020, iniciou-se a há 57 dias. De necessidades, para a maioria de nós, que compomos os cerca de 90% da população brasileira.

No sábado, de Zé Pereira, ou de início do Carnaval, no programa “Debate na Salomé”, na rádio comunitária Salomé, falei um pouco sobre a ecumênica CF (Campanha da Fraternidade) de 2020, que será lança pela CNBB [Conferência Nacional dos Bispos(católicos) do Brasil] e pelo Conic [Conselho Nacional de Igrejas Cristãs(igrejas de diversos segmentos religiosos) do Brasil, depois da “Terça-Feira Gorda” ou na “Quarta-Feira de Cinzas”, início da Quaresma.

No programa, disse que a CF, como nos anos anteriores, tem por temática e por lema aspectos religiosos-sociais brasileiros que buscam dar digna via a cada pessoa deste País. Apesar dos falsos cristãos e das falsas cristãs que no dia a dia encontramos, prevalecem o ético agir e o ético pensar de milhões. Em razão disso, estamos aqui na Mãe Terra, que tudo dá, inclusive a esperança por melhores condições de vida para nós.

O Tema da CF:Fraternidade e vida: dom e compromisso” nos faz, criticamente, refletir sobre as nossas atitudes e as nossas concretas ações ou omissões cotidianas.

Assim, o tema nos diz e nos lembra que a omissão de cada pessoa não é algo da vida, mas da falta de compromisso com a construção do “reino”, que gera fraternidade e digna vida para todos e todas nós. Ao descompromissar o nosso agir, à luz do exemplo do homem Jesus e optarmos pelo não-agir ou mesmo pela a maldosa ação, negamos quaisquer dos atos de fé cristã.

É duríssimo, sabemos! Mas é só isso ou mesmo até algo pior do que isso. Quando destruímos a Mãe Terra e a cada um ou uma de nós, apesar de fazermos um contrário falar, quando comparamos os nossos agires.

Ou, pior, corrupção religiosa, intelectual mental etc., pecando na dimensão da Lei de Deus, ou praticando crime mesmo, na dimensão da lei dos homens e das mulheres deste mundo.

Daí o tema nos alertar para ações de mercantilização da vida, de violência contra as infâncias e as juventudes, de absurdo aprisionamento, de milhões de abortamentos, de acidentes de trânsito, da violência contra o envelhecimento e a própria pessoa velha, os racismos existentes, mas descaradamente negados, e dos acidentes do trabalho, dentre outras necessidades que necessitam de cuidado.         

Já o lema da CF: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, em resumo, diz que se eu ou você viu as desigualdades, os sofrimentos, as necessidades etc. de outros e de outras, semelhantes aos exemplos de Jesus, aja para deles cuidar. Só assim em ação pessoal, comunitária, política, social e eleitoral poderemos construir uma vida digna e a fraternidade almejada no bem viver.

No domingo, de manhã, fui indagado por uma jovem que iria participar de um retiro religioso, durante o Carnaval, “se a Campanha da Fraternidade tem alguma coisa a ver com assistência social?

Meio assustado fiquei, com a forte pergunta. Mas lhe disse que “totalmente”. E que essa preocupação da Igreja Católica com os aspectos sociais das condições de vida das pessoas vem da Doutrina Social da Igreja, lá de João XXII. Disse-lhe que os Concílios e outros documentos católicos sempre falam sobre isso. E não só católicos demonstram preocupação com a assistência social, não só como “compaixão”, “ajuda”, “assistencialismo”, “esmola”, “doações” etc.. 

Mas também teólogos evangélicos, com Joerg Rieger, por exemplo, em “Lembrar-se dos pobres: o desafio da teologia no século XXI”. Nele há passagens assim: "Mesmo que o capitalismo cante vitória, a realidade de pobreza, sofrimento e dor continua a crescer em todo o mundo, inclusive no 'primeiro mundo'. Os teólogos devem estar em contato com o andar de baixo da história ou não poderão encontra a verdade de que Deus é Vida num mundo em que o capitalismo global está implodindo". 

Por fim, disse-lhe que o PT tem um documento sobre Assistência Social, como direito humano social fundamental, previsto no artigo sexto da Constituição Nacional de 1988, dentre outros. 

O texto diz que “Assistência Social: é direito e não assistencialismo” e foi escrito em 2000, quando o PT lançou candidato a prefeito, sendo atualizado em janeiro de 2017, quando iria novamente participar da eleição, o que acabou não acontecendo, e em janeiro de 2020, quando novamente a possibilidade de eleição municipal se apresenta e o debate será feito.

No entanto, o tema e o lema da CF tem diversas dimensões para aprofundamentos dos debates e não somente para a campo assistencial. Quanto a este, o PT divulgar o texto que pode ser esclarecedor para muita gente.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

JUVENTUDES SÃO DEBATIDAS POR LULA E DEPUTADA

A conversa aconteceu quando Lula estava em Brasília para debater com lideranças petistas a situação do país. O tema foi sobre as juventudes brasileiras e petistas, além das juventudes já trabalhadoras.

Natália é potiguar(quem nasceu no Rio Grande do Norte) e a deputada mais nova da bancada do PT. Ela, apesar de bem jovem, tem destacada atuação partidária e congressista, honrando a prática de parlamentares petistas.

A seguir você poderá ler a matéria divulgada na página do PT na internete “Natália Bonavides conversa com Lula sobre atuação política e juventude

Deputada federal mais jovem da Bancada do PT, Natália tem contribuído com iniciativas do PT voltadas à organização da juventude petista
Ricardo Stuckert

A deputada federalNatália Bonavides (PT-RN) e o ex-presidente Lula tiveram uma conversa em Brasília na última quinta-feira (20). Na pauta, a relação do Partido dos Trabalhadores com a juventude, a situação política do País e o papel da juventude trabalhadora na atual conjuntura.

Deputada federal mais jovem da Bancada do PT na Câmara, e única mulher representando o Rio Grande do Norte na bancada federal, Natália tem contribuído com iniciativas do PT voltadas para a organização da juventude petista. Há cerca de um mês, participou da formação do movimento “Representa”, que reúne jovens petistas que irão atuar nas campanhas do partido em 2020.

“A conversa tratou principalmente de como nosso mandato pode reforçar a relação do PT com os diversos setores da juventude brasileira. O presidente Lula tem uma preocupação com a organização das jovens e dos jovens trabalhadores que estão sendo um dos setores mais afetados pelas desastrosas políticas do governo Bolsonaro”, destacou Natália.

Sobre as eleições municipais de 2020, Natália comentou que colocou alguns elementos do que pensa para Lula: “Ele entendeu e vamos seguir conversando, fazendo o debate nas instâncias do partido. A nova direção nacional tomou posse em janeiro e aqui em Natal há apenas uma semana. O Grupo de Tática Eleitoral, responsável por conduzir o debate sobre as eleições, ainda iniciará sua agenda de conversas”.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

PT É O MAIS INFLUENTE NAS REDES


O golpe de 2016 foi uma das tentativas de acabar com o PT, em razão do protagonismo e da autonomia que as administrações petistas promovem a favor do conjunto da população. 

Protagonismo e autonomia que resultam em emancipação e em empoderamento de todos os segmentos sociais, em especial os segmentos que representam a população mais humilde.

Apesar do “tudo contra”, o PT cresceu o número de filiados e de filiadas, seus parlamentares são considerados dos melhores no Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras municipais e Câmara Distrital.

Nessa semana, pesquisa sobre crescimento e influência nas redes sociais mostrou que também nelas o PT lidera a preferência da população.

A seguir você poderá ler a matériaPT é o partido mais influente nas redes, segundo pesquisa
Levantamento feito pelo Instituto Quaest e divulgado nesta quarta-feira (19) mostra, mais uma vez, que o PT é o maior partido nas redes sociais
Ricardo Stuckert




O Partido dos Trabalhadores segue como o mais forte do país. Se nas ruas e no número de filiações o PT lidera todos os rankings nacionais, agora é a vez das redes sociais. Análise feita pelo Instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Joa Info mostra que o PT mantém a hegemonia na esfera virtual.

Por outro lado, o PSL – ex-partido de Bolsonaro – sofreu uma queda de 50% no ranking de influência das redes. “A tendência de queda do PSL fica patente quando comparada à tendência do PT: embalado pelo crescimento da campanha “ Lula Livre”, o PT só ganhou influência nas redes e, desde então, mantém-se como o partido brasileiro mais popular no meio digital”, traz a análise publicada no site.
















De acordo com o Índice de Popularidade Digital, o PT ficou com 67,2% de influência nas redes entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020 quando 100 é a nota máxima. Abaixo as notas mensais comparando PT e PSL.





Da Redação da Agência PT de Notícias com Jota Info
https://pt.org.br/pt-e-o-partido-mais-influente-nas-redes-segundo-pesquisa/

O PT de São Sebastião também tem filiado diversas pessoas. Nesse ano, tivemos apenas uma desfiliação, do então companheiro Aberaldo.

MORRE O 1º PREFEITO ELEITO PELO PT

GILSON MENEZES

Ele tinha 70 anos de idade e faleceu em São Bento do Sul (SC), onde estava internado e à espera de um transplante de rim, segundo informações do PT de Diadema, município da região do ABCD paulistano. A, de São André; A, de São Bernardo; C, de São Caetano, e D, de Diadema. 



Gilson era baiano, metalúrgico e sindicalista. Foi prefeito duas vezes, vice-prefeito e deputado estadual por duas vezes também.

O Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Diadema soltou Nota de Pesar. A seguir, você poderá ler a Nota de Pesar pelo falecimento do companheiro Gilson Menezes

É com profundo pesar que a direção Municipal do Partido dos Trabalhadores comunica o falecimento na data de hoje, 22 de fevereiro de 2020, de um de seus fundadores Gilson Menezes.

A morte ocorreu às 0h30. Segundo informações, Gilson estava em Santa Catarina há quatro meses na busca de um transplante de rim, porém, o caso era grave.

Baiano da cidade de Miguel Calmon (360 km de Salvador), Gilson Menezes nasceu no dia 16 de julho de 1949. Chegou em Diadema com 11 anos de idade, por coincidência, exatamente no primeiro ano completo de emancipação.

Metalúrgico, trabalhou na Petri e na Scania. Na montadora foi um dos líderes das históricas greves de 1979 que não só entraram na história da luta dos trabalhadores, mas também no combate à Ditadura Militar (1964-1985).

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), *em 1980, entrou na história da legenda por seu o primeiro militante do partido a vencer uma eleição e se eleger o PRIMEIRO PREFEITO DO PT. Foi eleito com 23.310 votos, ao lado do vice, Paulo Afonso da Silva (PT).

A passagem marcante pela Prefeitura de Diadema entre 1983 e 1988 o credenciaram a tentar uma vaga como deputado estadual.

Foram dois mandatos, sendo o segundo incompleto, pois em 1996, pelo PSB, foi eleito novamente prefeito com 88.439 votos.

Junto com o Companheiro Mario Reali foi eleito vice-prefeito de Diadema.

Companheiro Gilson Menezes, presente, agora e sempre.

Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Diadema

O PT de São Sebastião apresenta à família do companheiro Gilson, as nossas condolências.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

1º ENCONTRO E A ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA EM CADA MUNICÍPIO


O ISSQN é um tributo municipal e um dos que mais arrecada em cada município. Interessante que as prefeituras e câmaras quase não se referem a ele A mídia, então, reforça o silêncio estrondoso dos poderes municipais, até porque não quer contrariar gestores e gestoras, e vereadoras e vereadores.



Os partidos políticos em geral também, estranhamente, se calam sobre a existência do ISSQN e até sobre os montantes arrecadados. No 1º Encontro dos PTs da RMA (Região Metropolitana do Agreste) no âmbito das questões orçamentárias o ISSQN foi focado, quanto à arrecadação dele.


Tratou-se também temas organizativos do PT, enquanto Partido Político e enquanto associação civil.



Município
Correntes
Arapiraca
24.727.382,27
Craíbas
737.082,85
Feira Grande
194.677,16
Igaci
00,00
Maceió
242.455.741,14
São Sebastião
573.260,27



Na tabela acima, a arrecadação de ISSQN, em 2018, pôde ser lida por você. Assim, debata publicamente a existência desse tributo municipal e o montante da sua arrecadação. O montante do ISSQN é “classificado como receita tributária própria”, em cada Balancete e em cada Balanço municipais. 

Debater os tributos municipais, inclusive o ISSQN é muitíssimo importante para despertar a crítica consciente em cada de nós e para o exercício de nossos diversos direitos.



Alguns municípios, aparentemente, manipulam a prestação de contas e não informam quanto arrecadou de ISSQN. Aparentemente, também há sinais de burla do montante arrecadado, pois alguns montantes são extremamente baixos.



Saber e debater os montantes dos tributos municipais e das transferências da União e do Estadão são algo fundamental, nesse ano eleitoral, no qual alguém poderá estar enganando com promessas eleitorais. Ademais, lembra-se que os direitos, especialmente os direitos sociais, estão destruídos ou reduzido.



Redação: Paulo Bomfim – filiado ao PT em São Sebastião e Secretário do 1º Encontro

Fonte: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas.

02-02-2020 (Dia de Iemanjá e Dia de Nossa Senhora dos Navegantes) 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

1º ENCONTRO E A ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DE SERVIDORES MUNICIPAIS

Aconteceu em 1º de fevereiro, o 1º Encontro dos PTs da RMA (Região Metropolitana do Agreste). Foram debatidos temas organizativos do PT, enquanto Partido Político e enquanto associação civil.

No debate sobre orçamento municipal, um dos subtemas foi a arrecadação do Imposto de Renda de Servidores Municipais. O IR é um tributo criado e cobrado pela União. Mas parte dessa arrecadação compõe os dinheiros do Fundo de Participação dos Municípios. 

Um detalhe importante é que o montante do IR cobrado de servidores e de servidoras pela União é transferido totalmente para o município no qual ele ou ela trabalha. Outro detalhe é sobre a contabilização desse montante do IR.

O montante do IR é “classificado como receita tributária própria”, em cada Balancete e em cada Balanço municipais, pois não compõe a “rubrica recurso da União”.

Município
Correntes
Arapiraca
13.579.896,43
Craíbas
525.267,65
Feira Grande
00,00
Igaci
1.081.556,39
Maceió
64.164.837,14
São Sebastião
1.756.233,80

Na tabela acima, a arrecadação de IR de servidores, em 2018, pôde ser lida por você. Assim, debata publicamente a mesma.

Esse público debate é muitíssimo importante para despertar a crítica consciente em cada de nós e para o exercício de nossos diversos direitos.

Lembra-se que os direitos, especialmente os direitos sociais, estão destruídos ou reduzido.

O estranho é que determinados municípios, epecífica e claramente, não "contabilizam" o montante da arrecadação e a falta de transparência faz aumentar a desconfiança da população.

Redação: Paulo Bomfim – filiado ao PT em São Sebastião e Secretário do 1º Encontro
Fonte: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas.
02-02-2020 (Dia de Iemanjá e Dia de Nossa Senhora dos Navegantes) 

PT: 40 ANOS DE VIDA E DE LUTAS


E DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA
PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
E TAMBÉM PARA NÓS SÃO-SEBASTIÃOENSES
Nessa data, dez de fevereiro, o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – PT – completa 40 anos de vida e de lutas para que cada pessoa desse País tenha uma digna vida.

Atitudes do PT que geram melhores condições de vida para o povo, mas que causam desespero as elites, em razão das propostas de construção de iguadade sociais.

PT, 
Parabéns! 


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

1º ENCONTRO E A ARRECADAÇÃO DA COSIP EM MUNICÍPIOS

Aconteceu no sábado, 01-02, o 1º Encontro dos PTs da RMA (Região Metropolitana do Agreste). No evento foram debatidos vários temas organizativos do PT, enquanto Partido Político e enquanto associação civil.

Debateram-se também algumas questões municipais muito importantes para a atuação partidária. Uma delas foi a arrecadação da Cosip (Contribuição Municipal para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) no orçamento municipal. 

O valor da Cosip é contabilizado como receita própria municipal. Estranha e claramente, costuma não aparecer na prestação de contas de determinados municípios e em outros aparece com uma arrecadação muito pequeno.  

A seguir, informamos os valores arrecadados de Cosip por 4 municípios da RMA cujos Petês compareceram ao 1º Encontro e de 2 que justificaram as ausências: Craíbas e Igaci. 

Na tabela abaixo, pode-se ler o valor de cada arrecadação, em 2018, sendo uma receita corrente - ou de custeio - em cada município:

Município
Cosip-2018
Arapiraca
13.237.123,52
Craíbas
2.806,84
Feira Grande
00,00
Igaci
1.111.447,76
Maceió
88.781.816,23
São Sebastião
1.368.015,05

A Cosip é um tributo municipal direto. Sua alíquota é absurdamente alta, em razão do seu intuito arrecadatório, especialmente nos municípios do interior, os as câmaras não têm poder de debater as questões municipais. 

Também é chamado de tributo municipal "semiprogressivo" - por ser cobrado por faixa de consumo - ou mesmo "progressivo".

A Cosip foi criada pelo prefeito e pelos vereadores da época. A arrecadação dela ocorre por intermédio da conta de energia elétrica de cada mês. Assim, busca-se evitar a sonegação. Há um convênio entre cada município e a Equatorial(Ceal). Daí ser um dos tributos que mais arrecadação gera em cada município.

Em tempos eleitorais, sempre surge alguém dizendo que vai acabar com a Cosip, mas, depois da eleição, eleito ou não, esquece da promessa eleitoral e sequer divulga o montante da respectiva arrecadação.

Redação: Paulo Bomfim – filiado ao PT em São Sebastião e Secretário do 1º Encontro
Fonte: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas.
02-02-2020 (Dia de Iemanjá e Dia de Nossa Senhora dos Navegantes)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

1º ENCONTRO DEBATEU A ARRECADAÇÃO EM MUNICÍPIOS

Aconteceu no sábado, 01-02, o 1º Encontro dos PTs da RMA (Região Metropolitana do Agreste). No evento foram debatidos vários temas organizativos do PT, enquanto Partido Político e enquanto associação civil.

Debateram-se também algumas questões municipais muito importantes para a atuação partidária. Uma delas foi o orçamento municipal.

Inicialmente, no amplo mundo orçamentário, foi debatida a arrecadação orçamentária em cada município, no exercício de 2018, vez que a de 2019 só estará disponível a partir de 30 de abril, próximo, e o destino dos dinheiros, estaduais, distritais, nacionais e municipais.

Esses destinos ou essas divisões ou essas opções político-administrativas nos gastos e nos investimentos em cada município comprovam a construção da injustiça orçamentária e a sua aparente legalização.

A seguir, informamos os valores arrecadados por 4 municípios da RMA cujos Petês compareceram ao 1º Encontro e de 2 que justificaram as ausências: Craíbas e Igaci. Na tabela abaixo, pode-se ler o valor da arrecadação total e os 2 fundamentais tipos de receitas municipais:

Município
Total
Correntes
Decapital
Arapiraca
593.533.245,68
562.258.709,57
11.459.611,52
Craíbas
69.211.946,82
69.211.946,82
00,00
Feira Grande
53.770.934,58
52.941.561,59
829.372,99
Igaci
67.830.002,70
64.178.567,73
2.390.121,13
Maceió
2.355.567.743,44
2.126.679.825,39
4.011.018,87
São Sebastião
90.017.784,61
82.018.512,11
1.820.208,85

Essa “classificação econômica” das receitas municipais já demonstram a situação de cada município e a falsidade de muitas já promessas eleitorais, que nesse ano eleitoral poderão ser feitas e têm por objetivo enganar as pessoas desatentas.

Redação: Paulo Bomfim – filiado ao PT em São Sebastião e Secretário do 1º Encontro
Fontes: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas, TCE-AL, TCU e STN.
Data: 02-02-2020 (Dia de Iemanjá e Dia de Nossa Senhora dos Navegantes)

domingo, 2 de fevereiro de 2020

1º ENCONTRO DOS PETÊS DA RMA ACOTECEU

Aconteceu ontem, 01-02, das 08:30 às 17:00 horas, o 1º Encontro dos PTs da RMA (Região Metropolitana do Agreste). O evento foi realizado no auditório do Sinteal, em Arapiraca, e teve a Coordenação do PT de Arapiraca e o Secretariado do PT de São Sebastião.

A facilitadora desse 1º Encontro foi a companheira Sandra Lira, professora da Ufal, e filiada ao PT de Maceió. Sandra era a anterior Secretaria Estadual de Organização. A atual dirigente da Sorg, Marta Galdino, não pôde comparecer.

Durante as atividades debateram-se dois aspectos da organização partidária. As organizações enquanto qualquer associação e enquanto partido político, bem como a regularização pessoal de cada filiado ou filiada.

Percebeu-se que a organização não é tão cara e nem tão difícil. Menos ainda de conhecimento político-técnico. A desorganização ou atualização é algo mais negligencial, fruto de um tal “deixa prá depois”.

A questão principal, por conseguinte, é que as atividades organizativas, sob responsabilidade de cada direção municipal, precisam sair das ideias e das intenções para a respectiva concretização. Para uma prática diária mesmo.

Todos e todas devem estar conscientes e atentos para essas duas principais questões.

Citando a Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sandra chamou a atenção para a necessidade de profissional da contabilidade para preparar e subscrever a documentação. Inclusive para fazer a mesma “mensalmente”, com alertou Adelson Barbosa, do PT de Arapiraca.

A burocrática partidária está muito mais severa. Tem prazo prá tudo. Se não organizar o Partido nos prazos legais, ficaremos sem a possibilidade de candidatar alguém. Então, temos que organizar os diretórios dentro do prazo.

Alertado pela companheira Sandra Lira que a lista de filiados e de filiadas ao PT deve ser revisada e atualizada pelos responsáveis de cada diretório, a fim de regularizar e possibilitar candidaturas dos mesmos O prazo para entrega da listagem de filiados e de desfiliados à Justiça Eleitoral é de 7 a 14 de abril.

Depois, Sandra fez uma “viagem” pelo a página do PT Nacional na internete, especialmente no Sisfil, para demonstrar a filiados e a filiadas presentes que não há “bicho de 7 cabeças”, na utilização do Sistil e na busca de informações sob a ótica partidária.

Um sucesso, só!

O almoço foi realizado no restaurante da militante da saúde, em Arapiraca, “Cida do Bolo”. Uma grata surpresa.

À tarde, a professora Sandra discorreu sobre a difícil questão de diferenciar: o que é política e o que é eleição? Para a sociedade em geral, mas também para nós Petistas.

Então, Sandra e seu Abílio partiram para Maceió, recebendo os agradecimentos dos presentes e da Coordenação.

Depois, debateu-se a necessidade da militância e, em especial, das direções Petistas conhecerem as mais diversas questões orçamentárias e inclusive as finanças municipais.

Também há necessidade de conhecimentos mais precisos sobre as políticas públicas que acontecem em cada município, divulgando esses conhecimentos internamente entre nós Petistas e para sociedade, principalmente. 

A necessidade de efetiva comunicação com a sociedade foi posta por todos. No entanto, há muita dificuldade de se concretizar uma comunicação sobre a visão petista dos fatos. 

Essas dificuldades de intervenção na comunicação, inclusive, deixam passar "em branco" ou tornarem-se supostas verdades falsas notícias a envolver o PT. Constatou-se que há dificuldade até de expor ou defender o legado do PT, publicamente.

Quanto ao orçamento municipal, percebe-se que ele praticamente é construído com a intenção e o objetivo de “legalizar” a enorme “injustiça orçamentária” e “privilégio” de segmentos sociais, ressaltou Paulo Bomfim, citando Régis Fernandes de Oliveira.

Régis, doutrinariamente, chama a atenção do conjunto da sociedade para as “sutilezas”(malfeitos) da construção e da execução orçamentárias, praticadas pelos dois poderes municipais, mas sem que a população e mesmo as suas entidades representativos deem importância.

Inclusive, os próprios partidos políticos em geral silenciam um necessário debate sobre a injusta divisão dos dinheiros em cada município e sobre a inexistência ou a má qualidade das políticas públicas municipais.

Ora, “Não é comum lideres populares dizerem que não conhecem o orçamento municipal”, lei que divide os dinheiros municiais a cada ano no Município, no Estado, no Distrito Federal e na União.

Também foi debatido um estudo e gráfico da Auditoria Cidadã da Dívida sobre os destinos dos dinheiros brasileiros e que algo muito próximo da metade do dinheiro brasileiro é destinado legalmente (mas ilegitimamente) aos pouquíssimos ricaços do mundo.

Durante as atividades, recebemos as visitas de dois diretores do Sinteal, André Luís e outro (Sampaio) sindicalista.

De logo, todos e todas que compareceram agradecem ao Sinteal à disponibilização de suas instalações para a realização do 1º Encontro.

Dos 21 PTs convidados, compareceram 4 deles: Arapiraca, São Sebastião, Feira Grande e Maceió(Sandra Lira), o que somou 14 participantes.

Craíbas justificou a ausência, bem como Edilene Oliveira, Secretária de Finanças do PT Mucambo (Feira Grande).

Aos PTs que compareceram foi entregue um quite de informações referente ao 1º Encontro.

O 2º Encontro ficou agendado para março vindouro, na rememoração do “Dia Mundial da Água”, que tanto já falta nos rios, nos açudes e nos tanques, da Terra das Lagoas. Portanto, você de algum PT da RMA agende o 2º Encontro.

Aliás, o mineiro João Guimarães Rosa, dizia que:

A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.

Companheiras e companheiros, até o próximo.

Assinado: a Coordenação