Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

PAI DA CRIANÇA RECEBE SALÁRIO MATERNIDADE

 NO CASO DE MORTE DA MÃE DA CRIANÇA

Leia e reflita sobre a decisão judicial: “Justiça Federal condena INSS a pagar salário-maternidade a pai após morte da mãe da criança.

O INSS deverá conceder o salário-maternidade a homem que ficou responsável pela criação do filho, depois da morte da esposa e mãe da criança por complicações do parto. A decisão é do Juiz Federal Roney Raimundo Leão Otílio, da 9ª Vara da Justiça Federal em Alagoas.

    De acordo com o que consta no processo, dias após o nascimento da criança a mãe faleceu, em decorrência de complicações do parto e, ao requerer o benefício de salário-maternidade que seria devido à genitora, o pai teve o pedido negado pelo INSS.

    Levado o caso à Justiça Federal, ao apreciar a matéria o Juiz considerou que há situações de caráter excepcional (heterodoxo) que demandam interpretação mais ampla do artigo 71 da lei nº8.213/1991, que é a lei que institui os benefícios do INSS, como ocorre nas situações em que, pela morte da mãe, ficam inteiramente a cargo do pai os deveres de cuidado sobre a criança.


    Em sua decisão, o magistrado também considerou que o benefício do salário-maternidade não resguarda apenas “a saúde da mãe, interpretação que somente teria sentido se mantida a proteção à mãe biológica”, tanto que atualmente é estendido às mães adotivas, razão pela qual deve se conferir ao conceito de maternidade conotação mais ampla, não restrita ao parto e ao aleitamento, ressaltando-se o direito da criança à vida, à saúde e à alimentação.

    O INSS foi condenado ao pagamento dos valores correspondentes ao salário-maternidade relativos ao período de 120 dias a que a mãe teria direito, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros de mora e correção (atualização) monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

    A decisão é referente ao processo processo nº0529610-93.2020.4.05.80135.”

domingo, 10 de outubro de 2021

PROJETO INFORMAR SÃO SEBASTIÃO

O Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastiãoense retomou ontem, sábado, e nesse domingo o Projeto Informar São Sebastião.

O PISS, como é conhecido internamente o Projeto, possibilita a este Partido levar à população diversas informações sobre muitos fatos.

Durante as ações do PISS, o PT distribui textos, revistas, livros e outros materiais à população.

Ontem, no sábado, 8 de outubro, um dos textos travava da prisão Che Guevara na Bolívia e do seu assassinato em 9 de outubro de 1967, por forças estadunidenses, que atuavam juntas com o exército boliviano.

Outro texto tratava da necessidade de o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Bolsonaro, que impede a implementação de ações de concretização da dignidade menstrual de milhões de mulheres brasileiras e também são-sebastiãoenses (http://ptssal.blogspot.com/2021/10/empobrecimento-menstrual.html), conforme projeto de lei nº4968-2019, da deputada pernambucana Marília Arraes, do PT.

No sábado, os materiais informativos foram distribuídos durante a realização da feira.

Nesse domingo, os materiais foram distribuídos nas comunidades Malhada da Onça, Banda de Lá e Belisca Pau.

Armadilhas das pontes - Nessa visita às comunidades o PT pôde constatar a precariedade das duas pontes sobre o riacho Perucaba. 

Na ponte que liga a cidade aos povoados Malhada da Onça, Grotão, Jenipapo, Malhada da Areia presenciou um quase acidente, envolvendo dois motociclistas que trafegavam pela estreita ponte.

Na já caindo ponte que liga os mencionados povoados ao povoado Belisca Pau e à rodovia AL-110, constatou a irresponsabilidade da administração municipal.

Aliás, o PT ficou sabendo que quase houve um grave acidente no local, quando um automóvel ia despencando da ponte no leito do riacho Perucaba.

O que a Câmara Municipal acha das duas armadilhas?

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastãoenses
Contatos – imeio: ptssal@bol.com.br – blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Presidente Municipal do PT-SS

sábado, 9 de outubro de 2021

PROPAGANDA PARTIDÁRIA RETORNARÁ À TV E AO RÁDIO

A Câmara nacional recriou a propaganda partidária em rádio e TV, que fica condicionada a todos os partidos que superaram a cláusula de desempenho.

Assim, a condição para ter direito à propaganda gratuita, como antes, é o partido “superar a cláusula de barreira”. A propaganda será gratuita apenas para os partidos, mas paga pelo conjunto da população, via compensação fiscal.

O projeto lei nº4572-2019 será apreciado pelo Senado novamente, uma vez que sofreu mudanças quando de sua aprovação pela Câmara.

Segundo o portal do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - https://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/90740-camara-aprova-volta-da-propaganda-partidaria-na-tv), esse PL nº4572 foi aprovado por 270 votos a favor e 115 votos contra.

A propaganda foi dividida em três tempos: 5, 10 e 20 minutos, conforme o tamanho da bancada.

30% do tempo de propaganda de cada partido deve ser destinado a um dos sexos ou para as “mulheres”, que sempre sofrem com essa falta de espaço partidário.

O objetivo da propaganda partidária é difundir as suas ideias e as suas propostas. A sua organização e funcionamento.

A propaganda partidária é diferente da propaganda eleitoral, que busca conquistar votos em cada eleição. Nos anos eleitorais, a propaganda ser feita apenas no 1º semestre.   

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastãoenses
Contatos – imeio: ptssal@bol.com.br – blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Presidente Municipal do PT-SS

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

CHE GUEVARA PRISÃO E ASSASSINATO

Nessa data, lá em 8 de outubro de 1967,  o revolucionário argentino, médico, Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido politicamente por Che Guevara, foi preso pelos exércitos boliviano e estadunidense.

No dia seguinte, em 9 de outubro de 1967, Che Guevara, que estava preso e imobilizado, foi assassinado pelos referidos exércitos.


Complementar.....

DIA DA NORDESTINAÇÃO

    Nessa data, 8 de outubro, se rememora e se comemora o "Dia da Nordestina e do Nordestino", que são aquelas e aqueles nascidos nessa grande região brasileira do Nordeste. 

O Nordeste é composto por 9 estados, dentre ele o nosso Alagoas.

complementar...... 

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

EMPOBRECIMENTO MESTRUAL versus DIGNIDADE MENSTRUAL

São temas de grandes lutas na sociedade e no Congresso Nacional, mas desprezado pelo presidente Bolsonaro.

Desprezo que causa muito sofrimento e prejuízos a milhões de mulheres País afora.

A seguir leia sobre as lutas da deputada pernambucana, Marília Arres, para cria instrumentos e meios de promover a saúde e a dignidade menstrual:

MARÍLIA ARRAES ARTICULA CONTRA VETO DE BOLSONARO À DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES

A deputada do PT de Pernambuco, autora do projeto que beneficia quase 6 milhões de mulheres, já iniciou mobilização no Congresso e junto à sociedade para derrubar o veto de Jair Bolsonaro. A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) já iniciou uma mobilização ampla no Congresso e junto à sociedade civil para garantir a derrubada do veto de Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 4968/2019, de autoria dela, que cria o Programa Nacional de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

“Bolsonaro mostra que não tem um pingo de sensibilidade com as mulheres. Ele deixa clara toda a sua misoginia com esse veto. Não podemos nos calar, pois estamos tratando da vida, da dignidade de milhões de mulheres. Esse veto é um atentado contra todas nós e por isso não perdemos nenhum minuto. Já iniciamos as articulações e contamos com o valioso apoio da bancada feminina, independentemente de partidos. Vamos derrubar esse veto absurdo!”, afirma a deputada.

Misoginia é o ódio contra a mulher em geral ou a aversão ao contato sexual com as mulheres. Misógina é a pessoa que pratica a misoginia. A misoginia pode ser praticada por diversos tipos de ações, como depreciação, objetificação, descrédito da mulher ou vários tipos de violência: sexual, moral, física, patrimonial, psicológica etc..

O PL nº4968-2019, aprovado na Câmara e no Senado, garante a distribuição de absorventes higiênicos para 5,9 milhões de mulheres em todo o país. O veto do governo foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Veto é a ação de discordância ou da “não assinatura” ou a “não sansão (assinatura)” de quem está no exercício do poder executivo (prefeito ou prefeita, presidente ou presidenta, governadora ou governador) com o conteúdo de um projeto de lei, aprovado pelo respectivo poder legislativo. Neste caso, o Presidente não concordou com a aprovação do projeto da deputada pernambucana.

“Quando trouxe a discussão sobre a dignidade menstrual para a Câmara, a deputada quis ampliar o debate sobre os direitos das mulheres. Por isso temos que continuar trabalhando para derrubar o veto de Bolsonaro e lutar contra mais essa atitude misógina do governo”, acrescenta Marília.

A ideia da parlamentar com o projeto é criar uma estratégia de promoção da saúde e atenção à higiene, com os objetivos principais de combater a precariedade (ou a pobreza ou o empobrecimento) menstrual, identificada como a falta de acesso ou a falta de recursos que possibilitem a aquisição de produtos de higiene e outros recursos necessários ao período da menstruação.

“Esse é um tema que deve ser discutido pelo poder público, mas essa não é a intenção do governo. O veto de Bolsonaro é um absurdo e atinge diretamente todas as mulheres do nosso país. Vamos continuar articulando no Congresso para derrubar esse ataque frontal contra as mulheres”, finaliza Marília. 

Assessoria da deputada federal Marília Arraes (PT-PE)


segunda-feira, 4 de outubro de 2021

ENCONTROS: SETORIAIS E COM LULA

Bom dia, companheiras e companheiros, filiadas e filiados;

Bom dia companheiras e companheiros, simpatizantes;

Nessa semana da mãe natureza e de todos os animais, humanos e não-humanos, teremos atividades de organização, de funcionamento e de formação muito importantes para a existência do nosso PT e de cada um ou uma de nós, que realmente quer um outro Brasil e um outro São Sebastião (https://pt.org.br/lula-aos-trabalhadores-e-possivel-continuar-acreditando-no-pais/).

Assim, agende e fique atento ou atenta que:

Na quinta-feira, às 19:30 horas, teremos o Encontro Estadual com Lula (http://ptssal.blogspot.com/2021/10/lula-se-reune-com-petististas-sao.html);

No sábado, às 09:00 horas, teremos o Encontro Estadual do Setorial Sindical (https://pt.org.br/secretarias-e-setoriais/sindical);

No domingo, às 15:00 horas, teremos o Encontro Estadual Setorial LGBTQIA+ ( https://pt.org.br/em-natal-lei-promove-saude-integral-da-populacao-lgbtqia/).

Todas as atividades serão virtuais.

O Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores são-sebastiãoenses está fazendo esforços para, juntos, participarmos dos eventos, com todos os cuidados sanitários necessários.

Assim, pedimos a quem realmente for participar dos três encontros ou de algum deles informar neste grupo de Uatizapi, para organização do local.

Quem não estiver neste grupo de “Zap do PT”, informar a participação pelo FoneZap: (82) 99950-9557 (TIM), com o Secretário Municipal de Movimentos Populares, filiado Manoel Avelino (https://pt.org.br/secretarias-e-setoriais/movimentos-populares).

A participação de todos os filiados e de todas as filiadas é muito importante, para que possamos resistir, lutar e construir dias melhores para a população brasileira e de São Sebastião (https://pt.org.br/artigo-construir-a-onda-de-mobilizacoes-por-luiz-marques/).

A participação de quem desejar e quer se filiar serve como atividades de formação e de filiação ao PT (https://pt.org.br/pt-mais-forte-lula-da-boas-vindas-a-ricardo-coutinho-e-liderancas-paraibanas/).

SEM MEDO DE SER FELIZ!

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

LULA SE REUNE COM PETISTAS SÃO-SEBASTIÃOENSES

 A reunião será por videoconferência e acontecerá na noite de 7 de outubro, próxima quinta-feira, a partir da 19:30 horas.

Poderão participar da reunião todos, todas e todes petistas.

A pauta da reunião será sobre a atual conjuntura, bem como sobre a organização e o funcionamento partidários.

Com todos os cuidados sanitários, cada Diretório ou cada Comissão Provisória municipal deverá reunir os filiados ou as filiadas para participarem da reunião com o Presidente de Honra do PT Nacional, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em São Sebastião, a Executiva do PT municipal convoca petistas, filiados e filiadas, para participarem desse importante evento.

Em anos anteriores, as reuniões eram feitas presencialmente, em Maceió, vez que não havia condições de acontecer em cada um dos 102 municípios alagoanos.