Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

segunda-feira, 24 de abril de 2017

SEMANA DA CIDADANIA SERÁ ENCERRADA EM SÃO SEBASTIÃO

No período de 15 a 22 de abril, oficialmente, aconteceu a chamada Semana da Cidadania (SdC). No entanto, por questões de agenda e para proporcional a possibilidade de uma participação mais ampla de todos e de todas, especialmente da comunidade católica, nesta Diocese de Penedo, o encerramento da referida Semana acontecerá em 30, domingo, de abril, em São Sebastião.
 
No âmbito da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Município São Sebastião, o local de realização é a bonita Escola Municipal Professora Maria de Queiroz Ferro, que fica localizada no Bairro do Campo, próximo a Clube Municipal Mulher Rendeira, logo na entrada da cidade, se o acesso for pela AL-110.  
Em ano anterior, o encerramento da SdC também aconteceu aqui no Município São Sebastião, mas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que tem sede no Povoado Canabrava, com acesso pela BR-101.
As atividades do encerramento dessa SdC estão mobilizando um conjunto de jovens, que não descansa para que as atividades aconteçam com paz e tranquilidade.
Nesse domingo, 23-4, algumas jovens e alguns jovens retornaram à rádio comunitária (RadCom) Salomé, 105,9 MHz, para divulgarem e falarem sobre esse importante evento para as juventudes católicas, especialmente.
Integrantes da Pastoral da Juventude Rural (PJR), Crisleide, Driele, Mayara Pereira, Vadeir e Iara Pereira, representando os povoados Nascença, Belisca Pau e Jenipapo debateram a realização de mais essa SdC, bem como o tema e o lema desse ano, que dialogam, refletem e aprofundam saberes sobre dois importantes aspectos do exercício da reconhecida Cidadania Ativa e da política-cidadã.
Assim, o tema: “Democracia prá quem e prá quê? ” e o lema: “Todo poder emana do povo”. “São assuntos que dizem respeito a todos e todas, católicos ou não” e que estão em amplo debate social e político, atualmente.
Os e as jovens foram entrevistados pelo casal comunicador da Salomé André Gonzaga e Monique Matias, conforme divulgado no blogue da Ongue de Olho em São Sebastião (http://onguedeolho.blogspot.com.br/2017/04/encerramento-da-semana-da-cidadania-na.html).
“A Semana da Cidadania acontece em todas as dioceses e em todas paróquias do Brasil”, disse Mayara Pereira, durante a entrevista. Segundo as falas, a partir de 1995, a Pastoral das Juventudes (PJ) passou a ser Pastoral das Juventudes do Brasil (PJB) e com o empoderamento de segmentos sociais de jovens católicos, passaram a existir pastorais específicas, como a Pastoral das Juventudes Rural (PJR), a própria Pastoral das Juventudes (PJ), a Pastoral das Juventudes do Meio Popular (PJMP) e a Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
Ainda segundo esses sentimentos, o surgimento de pastorais específicas decorreu de os segmentos das juventudes terem necessidades e interesses específicos e uma dimensão religiosa também mais peculiar a cada situação, mas tudo sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das dioceses.
Aliás, “A pauta de interesses e de necessidades das juventudes brasileiras, de qualquer credo, é imensa e está desprezada por grande parte da classe política brasileira”, disse um dos jovens que participa das atividades da SdC, na Paróquia de Senhora Santana, em Santana do Ipanema, na região do Médio Sertão alagoano, e integrante da Diocese de Palmeira dos Índios.
Ele ressaltou ainda, que a fonte bíblico-religiosa das reflexões dessa SdC está na Carta de Tiago: “O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3, 18).

 

domingo, 23 de abril de 2017

MINISSEMINÁRIO DEBATE A PENA DE MORTE

Considerando-se as sentenças judiciais de condenação à pena de morte de Jesus Cristo, há 1.984 anos, em Jerusalém, na província romana Judéia, no ano de 33, após o nascimento dele ou d. C. (depois de Cristo, como se registra na História),  Tiradentes, há 225 anos, em 21 de abril de 1792, em Rio de Janeiro, Frei Caneca, há 192 anos, em Recife, Pernambuco, e Francisco, há 141 anos, em Pilar, Alagoas, por intermédio da rádio comunitária Salomé, o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores realizou, no último 21 de abril, uma sexta-feira, o seu IX Minisseminário Radiofônico, com o tema: "Pena de Morte!".
O Minisseminário Radiofônico começou com um dos participantes, Paulo Bomfim e apresentador do programa, dizendo que não consegue entender como pessoas que se acham cristãs - e até assim também são reconhecidas pela sociedade em geral - defendem e propagam a punição judicial da condenação à pena de morte, se o próprio Cristo foi condenado pelo povo a isso.
 
Enfatizou que, claramente, se percebe que a pena de morte nunca foi e não é e tudo indica que não será solução alguma para os problemas humanos, enquanto perdurarem as enormes desigualdades sociais e a acumulação de riqueza, em razão da exploração da pessoa humana por outra pessoa humana, gerando uns poucos muito ricos e bilhões muito pobres.
Também perguntou "por que as pessoas saúdam e festejam Tiradentes, mas esquecem de Frei Caneca, mesmo no Nordeste, e, principalmente, nós alagoanos e alagoanas, de Antônio, que também sofreram condenação judicial de pena de morte?"
Monique Matias, eleita Secretária da Mulher, no último Processo de Eleição Direta do PT (PED), focou a condenação à morte do "sedicioso", "atrevido" e ajuntador de "homens ricos e pobres", Jesus, conhecido pelo povo - ou melhor, "pela plebe" - como "Cristo Nazareno". Ela leu integralmente a sentença que condenou Jesus. Percebeu-se, como isso, que muitos cristãos e muitas cristãs nunca tinham lido ou sequer ouvido a leitura dessa histórica sentença de morte.
Segundo ela,   
 

segunda-feira, 17 de abril de 2017

17 DE ABRIL DE 2017: ANIVERSÁRIO DA TRAGICOMÉDIA 'FARSA DO IMPEACHMENT' DA PRESIDENTA ELEITA COM MAIS 55,5 MILHÕES DE VOTOS

Hoje segunda-feira, 17/04/17, completa 1 (um) ano do GOLPE aprovado na Câmara dos Deputados, que depôs a presidenta  Dilma Rousseff da presidência da República.


[Este GOLPE teve consequências desastrosas contra o povo brasileiro.]

Em um ano, o governo golpista (PMDB/PSDB) representado pela figura melancólica do 'Michel Temer,' aprovou a PEC 55 - conhecida por PEC da Maldade ou PEC da Morte, que congela por 20 (vinte) anos investimentos em áreas fundamentais: Saúde, Educação, Assistência Social...;

Também aprovou a 'reforma do ensino médio' que tira a obrigatoriedade de disciplinas como Filosofia, Educação Física, História dos últimos 3 anos do Ensino Médio;

A toque de caixa, com aprovação de um congresso reacionário, sancionou a Lei da Terceirização - que precariza ainda mais as relações de trabalho, prejudicando os trabalhadores(as);

Agora centra todas suas forças na aprovação da reforma Trabalhista e da Previdência. Direitos conquistados a décadas estão sendo aniquilados, um a um.

Aquele 'fatídico/tragicômico' domingo, dia 17 abril de 2016, em que os deputados e deputadas (bolsonaros e cunhas da vida) em meio a gritos e pulos de alegria, justificavam (o injustificável) seus votos (SIM) usando o nome de "Deus, da família, da moralidade..., teve como consequência um GOLPE institucional.

Passado um ano do impeachment, encontram-se os acusadores, praticamente, todos, deputados e deputadas, envolvidos(as) na operação Lava Jato e em outros crimes de corrupção. Comprovando a veracidade do GOLPE.

O GOLPE não foi só contra a presidenta eleita num processo "legítimo e republicano: com '54, 5 milhões' de votos". Foi contra todos os brasileiros e brasileiras que, hoje, estão pagando um alto preço com as retiradas dos seus direitos.

domingo, 16 de abril de 2017

PT DEBATE QUESTÕES MUNICIPAIS COM FAMÍLIAS SÃO-SEBASTIÃOENSES



O Presidente eleito do PT de São Sebastião, Paulo Bomfim, junto com outros membros do Partido: Manoel Avelino e André Gonzaga, estiveram na tarde deste Domingo de Páscoa, 16, visitando o bairro Alto do Cruzeiro, na região Noroeste deste Município. 

Foram visitados também os povoados Gado Brabo de Baixo, Sapé e Titara,   localizados na região sul deste Município.

No bairro Alto do Cruzeiro foram visitadas as famílias de Abelardo Dantas, Severino Góis e Margarida Alves.

No Gado Brabo de Baixo foram visitadas as famílias de Damião dos Santos e do seu Ernandes dos Santos, conhecido socialmente por “Biba”. Seu “Biba”, quando mais jovem, foi um grande trabalhador rural e era especialista em mexer farinha.

No povoado Titara, uma comunidade quilombola inorganizada, foram visitadas as famílias de Célio Roberto e da dona Maria Priaca. Este povoado fica bastante isolado e precisa muita da atenção do poder público municipal.



As visitas fazem parte das atividades do Partido dos Trabalhadores(as) que fomenta o debate sobre as questões municipais e suas prioridades com a população, especialmente neste momento de construção do projeto da "Lei de Diretrizes Orçamentárias” de 2018, que deve ser remetido à Câmara Municipal até 15 de maio próximo.

Uma grava falha já foi detectada. A administração municipal não realiza as audiências públicas determinadas pela legislação que regulamenta a elaboração do respectivo projeto.

sábado, 15 de abril de 2017

PARABÉNS PRÁ VOCÊ, FILIADO!



NESTA DATA, O PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS PARABENIZA O SEU FILIADO RENAN FERREIRA DE LIRA PELO PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO.

PARA O PT É UMA GRANDE HONRA TER VOCÊ COMO UM DOS SEUS 459 FILIADOS E FILIADAS.

RENAN, FELIZ ANIVERSÁRIO PRÁ VOCÊ!

Assinado: a Diretoria do PT

segunda-feira, 10 de abril de 2017

"QUANDO CONDENARÃO LULA, POR INOCÊNCIA?"

Essa pergunta foi-me formulada na sexta-feira, quando almoçava com outro petista no restaurante Catolé, na rua Brasília, defronte a Escola 31 de Março, em Arapiraca, e lia a placa "Neuróticos Anônimos", no muro, escrita.

Surpreso, fiquei!

A senhora que fez a pergunta estava com a neta e reside no povoado Massapê, no interior de Feira Grande. Eu não sabia que ela me conhecia. Mas lá muito estive. Desde pequenino.

Uma das mais emocionantes idas ali aconteceu quando fui fazer uma homenagem póstuma ao meu 2º professor, Artur Leandro, que no início da década de 70, além do mundo das letras, no mundo da política-eleitoral me iniciou. Ali, no povoado Olho d'Água do Mandacarú, região Leste de Feira Grande, perdia a minha 1ª eleição, para "Senador da República". 

A corrupção sofrida por mim foi a estonteante beleza da, se me recordo, Josefa, filha do seu Luiz Davi. Ele, lá ainda vive, convive e sobrevive. Ela, em Sampa, está, há muitos anos.

Todavia, de lá - do Massapê -  lembro-me também de outro fato muito grave, envolvendo uma conselheira da merenda escolar, que teve a sua assinatura fraudada na prestação de contas, após ter se recusado a assinar a papelada sem ler.

Quanto à interessante pergunta, respondi que os muito poucos ricões deste Brasil não aceitam Lula - um Desanalfabetado Político - ter administrado o País muito melhor do que eles. 

Aproveitando a deixa, disse-lhe que a má querência ao Lula reina entre os "homens brancos, velhos e ricos". "Eles são misóginos", arrematei!

Ela, então, lançou-me a 2ª inquietante pergunta: "O que é misoginia mesmo?". 

Ah, quase caí! 

Não sabia responder.

Mas à noitezinha, observando Laila, uma jovem cachorra do meu filho, Mateus, comecei a ler o ótimo Dicionário da Academia Brasileira de Letras e nele descobrir que misoginia é, no que nos interessa aqui, uma  aversão ou rejeição a outra pessoa ou a algo. 

Ufa!

Pelo que tem dito publicamente nos últimos tempos, parece-me que Temer tem forte aversão às mulheres. Especialmente as que lutam por tempos melhores para todos e todas. 

Ou seja, ele seria um misógino!?.

Na madrugada de sábado, o texto foi feito até aqui. 

Todavia, na madrugadinha de hoje fiquei sabendo que um escolarizado jurista, Nelson Azevedo Jobim, gaúcho de Santa Maria, que fará 71 anos de vivência, no próximo 12 de abril, fez pergunta semelhante à da dona Inês. 

Como era de se esperar, ele mesmo respondeu. 

A seguir você poderá ler a pergunta e a resposta, que foi publica no jornal portoalegrense Zero Hora e das quais tive acesso no portal da revista Fórum - um "Outro Brasil é Possível", isto dependendo apenas da minha e da tua atitudes. 

De cada um de nós! 

Fácil?:  
  "Quando Lula será preso?

É pergunta recorrente.
Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc.
Alguns complementam: "Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber..."
Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa.
Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado.
Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descreve-lo.
Pergunto do que se está falando.
A resposta é genérica: é a Lava-Jato.
Pergunto sobre quais são os fatos e os processos judiciais.
Quais as acusações?
Nada sobre fatos, acusações e processos.
Alguns referem-se, por alto, ao Sítio de ... (não sabem onde se localiza), ao apartamento do Guarujá, às afirmações do ex-Senador Delcidio Amaral, à Petrobrás, ao PT...
Sobre o ex-Senador dizem que ele teria dito algo que não lembram.
E completam: "está na cara que tem que ser preso".
Dos fatos não descritos e, mesmo, desconhecidos, e da culpa afirmada em abstrato se segue a indignação por Lula não ter sido, ainda, preso!
[Lembro da ironia de J.L. Borges: "Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio".]
Tal indignação, para alguns, verte-se em espanto e raiva, ao mencionarem pesquisas eleitorais, para 2018, em que Lula aparece em primeiro lugar.
Dizem: "Essa gente é maluca; esse país não dá..."
Qual a origem dessa dispensa de descrição e apuração de fatos?
Por que a desnecessidade de uma sentença?
Por que a presunção absoluta e certa da culpa?
Por que tal certeza?
Especulo.
Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação.
Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança.
Querem penas radicais e se deliciam com as midiáticas conduções coercitivas.
Orgulham-se com o histerismo de suas paixões ou ódios.
Lutam por "uma verdade" e não "pela verdade".
Alguns, porque olham 2018, esperam por uma condenação rápida, que torne Lula inelegível.
Outros, simplesmente são meros espectadores.
Nada é com eles.
Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam.
Parecem sensíveis à uma "patrulha", que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais.
Ora, o delito é um atentado à vida coletiva.
Exige repressão.
Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais.
A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia - asseguram o convívio.
Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.

* Nelson Jobim é jurista, exerceu os cargos de deputado federal, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal e ministro da Defesa"

http://www.revistaforum.com.br/2017/04/10/quando-lula-sera-preso-por-nelson-jobim/