Se o governo popular quiser ter alguma
viabilidade, e conquistar uma massa de opiniões que não pertencem a correntes
políticas organizadas em partidos, sindicatos e movimentos, precisa criar
condições para a emergência de uma mídia popular
Em 2010, dez dias antes do primeiro turno, os institutos de pesquisa percebiam
que Dilma tinha grande chance de vencer ainda no primeiro turno. Os operadores
do PSDB, em campo, perceberam a dificuldade de ganhar votos para Serra.
O PSDB injetou recursos na campanha de Marina e a oposição conseguiu
provocar um segundo turno. A lição ficou: para chegar viável a um segundo
turno, a oposição teria que oferecer um cardápio de opções mais variado no
primeiro.
Em 2014, Eduardo Campos foi bastante estimulado ou mesmo empurrado a lançar
sua candidatura. Marina entrou nessa chapa, já que não conseguira viabilizar
seu próprio partido, a Rede. Mas a cabeça de chapa estava errada, do ponto de
vista do apelo eleitoral.
Campos criava uma brecha no eleitorado nordestino, mas não seduzia nada mais
no resto do País. Sua candidatura não decolava. Mas seu avião, sim,
infelizmente para ele.
O acidente providencial (nas palavras de Marina) produziu o que os acordos
de bastidores não conseguiam: um novo ambiente para a disputa e tornou viável
um segundo turno.
Outra surpresa estava à porta, porém: Marina cresceu além da conta e se tornou
a opção primeira (e não apenas auxiliar) da oposição. Setores do PSDB
vislumbraram uma composição inesperada: Marina ganha, o PSDB vai na garupa e
“ajuda a governar”.
Mas os fatos iriam mostrar que era difícil chegar a essa composição,
superando os apetites dos dois lados. Aécio precisava bater em Marina – ou pelo
menos acreditava nisso.
E bateu, associando-a ao PT, ao “mensalão” e ao amadorismo. De fato, na
solução que alguns tucanos adotavam, ele teria um papel ridículo – seria o
coadjuvante a ser prontamente descartado com a vitória da candidata do PSB.
Marina mostrou suas enormes fragilidades, derretendo a cada declaração sua
ou de seus principais auxiliares. E as pesquisas, confiáveis ou não, forneceram
a Aécio algum gás para sonhar com a possibilidade de uma virada.
A comparação dos mapas de votação de primeiro e segundo turnos evidencia que
o PT acertou em bater na Marina e, assim, escolher Aécio como adversário em um
segundo turno. Dilma ganhou alguns milhões de votos entre os eleitores de
Marina, o suficiente para manter-se à frente.
Imaginemos o que ocorreria se Marina fosse o adversário no segundo turno. O
PSDB teria apoiado Marina desde o primeiro momento. Seria muito difícil, para
Dilma, tirar votos de Marina ou avançar entre eleitores de Aécio. Marina seria
favorita para um segundo turno.
Assim, ao que parece, o PT acertou em liquidar Marina previamente. E os
eleitores de Aécio foram demasiado apressados ou gulosos – julgaram suficiente
a rejeição ao PT e pensaram que o tucano, mesmo vazio, seria suficiente para
uma vitória.
Porém, quanto mais se tornava conhecido, mais Aécio ficava vulnerável. Ao
final da campanha, sua taxa de rejeição era bem superior à de Dilma. Inclusive
no seu estado, uma derrota que o destruiu completamente.
Derrotada, Marina viu-se na condição de apêndice necessário, mas não
suficiente, de Aécio. Vencido, Aécio tem que retornar ao Senado e convencer seu
partido e aliados a sustentá-lo como “candidato natural” em 2018, tarefa não
tão simples, como se percebe pela movimentação ardilosa de seus companheiros de
partido.
Resta a vencedora, Dilma. Os “mercados” que a ela se opunham também se
reacomodam e buscam uma coabitação que lhes convenha. Querem domar o governo,
já que não conseguiram derrubá-lo – injetar ideias, equipes, políticas.
O “não mercado”, organizado em partidos de esquerda (não apenas o PT),
sindicatos, movimentos sociais, tenta recuperar o terreno que perdera, o
entrelaçamento com as massas populares.
Para além dos 30 milhões de eleitores que votam sistematicamente na direita
e na esquerda, há uns outros 80 milhões de oscilantes. E milhões de não
eleitores sistemáticos, que se colocam à margem do voto, mas não
necessariamente da política.
Dois eixos políticos para mudar o quadro atual
Vejamos o cenário. Temos as correntes políticas, organizadas em partidos,
sindicatos, movimentos. E temos uma massa de opiniões que não estão nessas
organizações.
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