Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

terça-feira, 29 de abril de 2025

PED - CHAPA CORAÇÃO PETISTA É REGISTRADA

Na tardezinha-noitezinha de ontem, 29 desse Abril Marrom, foi registrada a chapa eleitoral Coração PeTista, que tem 12 integrantes, sendo 6 homens e 6 mulheres, em observação da paridade partidária.

A referida chapa Coração PeTista tem 5 jovens, filiadas e filiados com menos de 30 anos de idades, sendo 2 homens e 3 mulheres, sendo uma delas de cor parda, em obediência à quota de pessoas negras ou pardas.

Ainda em obediência ao sistema de quotas partidárias, com a finalidade de promoção a inclusão e a visibilidade uma das pessoas é idosa, tendo mais de 60 anos de idade.

A chapa Coração PeTista tem o número 690 e apresenta à população o “Manifesto Sem Medo de Ser Feliz”, afirmando suas atuações passadas e a efetiva continuação das atividades partidárias no sentido de lutar por direitos e de promover melhorias para todas a população.

A seguir está a Tese exposta no mencionado manifesto:

(?)

Para Presidente e ainda observando o sistema de quotas partidárias, uma pessoa com deficiência irá concorrer à Presidência Partidária, o filiado Dimas Francisco, que tem o número 590.

Dimas é um dos filiados com história petista bastante longa no, tendo mais de 24 anos de filiação. Na busca de dialogar com a população são-sebastiãoense e com o eleitorado petista, o candidato fez uma sucinta apresentação, que está a seguir: (?)

O prazo para registro da chapa e da candidatura à presidência é específico e termina em 2 de maio, próximo.

As eleições acontecem em 6 de julho, próximo, abrangendo municípios, Distrito Federal, estados e União, e é para todas as instâncias partidárias.

LEIA TAMBÉM: 

PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS (PED) DO PT-SS

PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: FILIAÇÃO AO PT




segunda-feira, 28 de abril de 2025

DIA DA SOGRA E DIA DO SOGRO

 São comemorados nessa data, 28 desse Abril Marron

A expressão, Abril Marron tem por finalidade chamar a nossa atenção para as ações ou para as omissões de prevenção, tratamento, cura e posvenção da saúde ocular ou visual ou de combate à cegueira.

Sogra e sogro são pessoas muitos importantes na composição de cada família, pois são o início de cada e de muitas famílias.

O sogro e a sogra são parentes afins de cada um dos cônjuges que formam o casal ou são parentes afins da nora ou do genro.

E, conforme ditado popular, o 2º pai e a 2ª mãe de cada neta ou neto.

Portanto, sogra ou sogro, parabéns pela passagem dessa importante data, que é comemorada e rememorada o seu dia.


>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastiãoenses
Contatos – Imeio: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim

sábado, 26 de abril de 2025

DIA INTERNACIONAL DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES

 Conforme a nossa matéria nesse línque - https://ptssal.blogspot.com/2025/04/18com-debatera-as-injusticas-nas.html e em homenagem ao Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, rememorado e comemorado amanhã 1º de Maio, o PT são-sebastiãoense promove para suas filiadas e seus filiados o SEMINÁRIO PETISTA, DEFENDENDO VOCÊ”.

Os temas são do Seminário são:

>“Redução da Jornada de Trabalho e Humanização da Vida” - Dr. Severino Viturino dos Santos;

>“Ocupação Impulsiona Reforma Agrária” - Dr. José Arnaldo Lisboa;

>“Desigualdades e Injustiças Legalizadas no Orçamento Municipal” - José Paulo do Bomfim.                          

Participar é preciso e muito esclarecedor para cada PeTista ou mesmo outra pessoa que queira participar.

O evento será no horário das 9h00 às 11h30min, em Sala Zoom, cujo línque será enviado a participantes por volta das 8h40min, um pouco antes de seu início do Seminário, consoante divulgado em - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: DIA INTERNACIONAL DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES

Assim, por favor, nos comunique que quer participar.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

pLMDO FOI ENVIADO

 À CÂMARA MUNICIPAL?

Ou ainda não?

Nesse caso, o envio está atrasado e é preciso cobrar da administração municipal a remessa do mesmo à câmara, pois a esta também tem prazo curto para tramitar, analisar e votar o projeto, conforme matéria: pLMDO – O PRAZO DE SUA REMESSA À CÂMARA É ATÉ 15 DE ABRIL- PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: pLMDO E PRAZO DE SUA REMESSA À CÂMARA

Se a câmara já recebeu o pLDO (projeto da Lei Municipal de Diretrizes Orçamentárias) para 2026, qual o teor do mesmo?

Quais são as prioridades da população ou do próprio município ou mesmo da administração municipal para 2026?

Como estão as prioridades e as divisões dos dinheiros municipais para 2026?

Quem e o que foi beneficiado com as escolhas prioritárias e as divisões inseridas no projeto?

Companheiras e companheiros, e demais lideranças dos diversos segmentos sociais, um bom dia e uma ótima quinta-feira, 24-4, nessa data do Dia Internacional da Jovem Trabalhadora e do Jovem Trabalhador.

Para os nossos estudos, pensando no controle social e também nas melhorias municipais daí advindas, bem como nas atividades do 18ºCom [18ºCom - DEBATERÁ AS INJUSTIÇAS NAS DIVISÕES DOS DINHEIROS MUNICIPAIS - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: 18ºCom - DEBATERÁ AS INJUSTIÇAS NAS DIVISÕES DOS] solicitamos a companheiros ou companheiras ou outras quaisquer lideranças o envio de cópia do pLDO de 2026, que, se cumprido o prazo de remessa à câmara pela administração municipal, já está em tramitação naquela Casa legislativa.

A cópia do pLDO pode ser conseguida com quaisquer vereadoras ou vereadores ou com a “Mesa da Câmara” ou na Secretaria Municipal de Finanças ou no TIM (Controle Interno Municipal).

Se, infelizmente, houver dificuldades na obtenção da cópia, por escrito, pode ser feita uma representação à Promotoria de Justiça da Comarca, mesmo que o município seja apenas Termo Judiciário de outra comarca.  

Esse pLDO municipal é fundamento para sabermos se haverá, por exemplo, aumento para servidores ou servidoras municipais, ou concurso público ou até e apenas irregular contratação de pessoal em 2026. Haverá casas construídas ou ruas corretamente pavimentadas? Quantas creches serão construídas ou só mesmo ampliadas etc., vez que o ensino das infâncias é de responsabilidade municipal; etc.?

Nas atividades do 18ºCom faremos comparações dos projetos que chegarem e de suas prioridades e divisões, possibilitando cada população perceber como os dinheiros municipais estão sendo gastos por administração municipal.

Inclusive se há prioridade e se foi destinado dinheiros compatíveis e adequados às necessidades do meio ambiente e do saneamento básico, bem com dos serviços de abastecimentos d’água.

Por conseguinte, sem um efetivo controle social e sem essas comparações de prioridades e de divisões dos dinheiros muito dificilmente a população será melhor beneficiada e o atuar de cada liderança restará muito prejudicado, reforçando o sentimento negativo de um “não faz nada”, muito frequente no senso comum, quando analisa o atuar de lideranças.

Aguardamos a cópia, então.

Quaisquer dúvidas ou mais informações podem ser enviadas aos imeios: ptssal@bol.com.br ou ongdeolhoss@bol.com.br ou zap: (82) 9.9971-2016, que conversaremos.

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastiãoenses.
Contatos – Imeio: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim - Presidente

sábado, 19 de abril de 2025

PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS (PED) DO PT-SS

PARTIDO DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES
SÃO SEBASTIÃO - ALAGOAS
Fundado em 16 de setembro (feriado estadual) de 1995 
CNPJ nº 03.951.481/0001-09
Rua São Paulo, 40, Sala 01, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas.
FoneZap:(82) 9.9971-2016(Tim-Favor) - E-mail: ptssal@bol.com.br 
Blogue: ptssal.blogspot.com

 

PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS (PED)

PT-SS

 

LOCAL DE VOTAÇÃO

 

 Informa-se a todos e a todas que a Votação do PED-2025 será na sede emprestada, em regime de comodato, ao PT, situada na Rua São Paulo, 40, Sala 01, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas.

 Aguarda-se cada PeTistas para, sem medo de ser feliz, eleger as instâncias partidárias, especialmente as presidências e as chapas municipais, estaduais, distritais e nacionais, e diretórios.

 Assinado: a Comissão Eleitoral do PED-2025

terça-feira, 15 de abril de 2025

18ºCom - GASTOS DEMONSTRAM AS DESIGUALDADES E AS INJUSTIÇAS PRATICADAS NOS ESTRANHOS USOS DOS

 DINHEIROS DO POVO

Via cada BM (Balanço Municipal), em cada administração dos municípios deste Alagoas.

Ressalta-se que o OM (Orçamento Municipal) ou a destinação das “‘Receitas’ do Povo” é objeto de outros textos. 

Um deles pode ser lido e impresso no endereço virtual - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: 18ºCom - DEBATERÁ AS DESIGUALDADES E AS INJUSTIÇAS NAS DIVISÕES DOS – referente à publicação da matéria “18ºCom - DEBATERÁ AS DESIGUALDADES E AS INJUSTIÇAS NAS DIVISÕES DOS  DINHEIROS DO POVO.

Reitera-se que as atividades do 18ºCom (Curso de Noções sobre Orçamento Municipal e Sobre Controle Social) acontecerá no feriado de 1º de Maio de 2025, no horário das 9h00 às 11h30min, via virtual e em Sala Zoom, cujo línque será enviado a participantes que informarem que querem participar do evento. A informação poderá ser pelo imeio ptssal@bol.com.br ou pelo Zap (de favor): (82) 9.9971-2016, que incluiremos o nome da pessoa no Grupo de Zap: "18ºCom-SS".

 Na 1ªAtividade desse 18ºCom serão analisados e comparados alguns gastos dos dinheiros da população durante a respectiva EO (execução Orçamentária) ou o cumprimento de cada OM, possibilitando à população perceber como são construídas as desigualdades e as injustiças entre os segmentos sociais em cada município, que sutil e despistadamente assumem aspectos de legalização, quando não o são. 

No BM do Município Colônia Leopoldina de 2023 as desigualdades e as injustiças estão muito expostas, quando se comparam somente algumas UOs (Unidades Orçamentárias) das muitas unidades existentes na mencionada EO.

Os dinheiros inicialmente destinados no OM para a SemCult (Secretaria Municipal de Cultura) e para a Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura) demonstram o quanto há manipulações na EO, que fica totalmente desconfiguradas de seus montantes iniciais. 

Para piorar a já estranhas situações, as funções administrativas: habitação, meio ambiente e saneamento não tiveram as suas dotações(dinheiros) corretamente gastados, em cumprimento à lei orçamentária.   

Vale atentar que há diversos tipos de verificações e de comparações que podem ser realizados e todos os gastos comprovam as desigualdades e as injustiças apontadas, que muito prejudicam as prioridades do conjunto da população e beneficiam determinados segmentos já privilegiados.

Assim, perceba e reflita sobre o que os montantes ou os não montantes representam de desigualdades e de injustiças, considerando-se os gastos de montantes muitíssimos superiores ao COI (Crédito Orçamentário Inicial) e de montantes aprovados, mas sem nenhum gasto deles. 

Então, o que você, leitora ou leitor poderia fazer com o OM de 2023, que é no importe de R$103.461.153,63 - https://onguedeolho.blogspot.com/2024/11/ploa-2025-altos-valores-e-montantes-no.html - para combater, especificamente, a desigualdade e a injustiça apontadas nesse texto?

UO

GOI

GOAS (?)

GOF

Cultura

1.438.319,08

10.218.344,95

11.656.664,03

Habitação

700.000,00

?

00,00

Ambiental

70.191,51

?

00,00

Semagri

3.844.244,17

9.304.319,84

13.148.564,01

Saneamento

908.776,70

?

00,00

Explicando as demais legendas: GOAS (Gasto Orçamentário Adicional Suplementar); GOF (Gasto Orçamentário Final).

Em atualização.......



segunda-feira, 7 de abril de 2025

18ºCom - DEBATERÁ AS DESIGUALDADES E AS INJUSTIÇAS NAS DIVISÕES DOS

  DINHEIROS MUNICIPAIS

Via cada OM (Orçamento Municipal), em cada um dos 102 municípios deste Estado.

As atividades do 18ºCom (Curso de Noções sobre Orçamento Municipal e Sobre Controle Social) acontecerá no feriado de 1º de Maio de 2025, no horário das 9h00 às 11h30min, via virtual e em sala Zoom, que será enviada a cada participante que se inscrever para o evento.

A inscrição poderá ser feita pelo imeio do PT: ptssal@bol.com.br ou pelo Zap (de favor): (82) 9.9971-2016, que incluiremos o nome da pessoa inscrita no Grupo de Zap: "18ºCom-SS".

 Na 1ªAtividade desse 18ºCom serão analisadas e comparadas algumas divisões dos dinheiros municipais em alguns orçamentos, possibilitando à população perceber como são construídas as injustiças orçamentárias, que geram desigualdades sociais. 

No OM do Município São Sebastião de 2025 as injustiças e as desigualdades estão bem expostas, quando se comparam apenas 2 UO (Unidade Orçamentária) das muitas unidades existentes no mencionado OM.

Os dinheiros destinados no OM para a Câmara Municipal e para a Secretaria Municipal de Agricultura. 

Atente que diversos tipos de comparação podem ser realizados e todas elas comprovam as injustiças e as desigualdades.

Assim, perceba e reflita sobre o que os montantes citados representam de injustiças e de desigualdades. Então, o que você, leitora ou leitor poderia fazer com o OM de 2025, que é no importe de R$309.495.961,60 - https://onguedeolho.blogspot.com/2024/11/ploa-2025-altos-valores-e-montantes-no.html - para combater, especificamente, as desigualdades e as injustiças apontadas nesse texto?

UO

COI

COAS

COF

Famílias

Câmara

4.520.831,27

1.808.332,51

6.329.163,78

13 = 486.858,75

 

Semagri

 

2.913.610,00

 

1.165.444,00

 

4.079.054,00

120 = 33.992,12

800 = 5.098,82

2.000 = 1.359,68

Explicando as demais legendas: COI (Crédito Orçamentário Inicial); COAS (Crédito Orçamentário Adicional Suplementar); COF (Crédito Orçamentário Final).

Percebeu as desigualdades e as injustiças entre os custos de cada família de vereador ou vereadora e de agricultora ou agricultor?

Antes, reflita e deixe claro que você não está contra a existência da câmara e da remuneração de vereadores ou de vereadoras, mas do custo exorbitante dela.

Lembremos que na eleição de 2022, o então pré-candidato a vereador pelo PT, Manoel Avelino, inicialmente, prometeu que só iria receber 1 salário mínimo e, depois, com os muitos comentários, radicalizou, prometendo que não iria receber salário algum, já que iria receber apenas o salário de servidor municipal, com o qual vive há mais de 20 anos, após o concurso público que passou.

E que o salário de vereador que receberia seria doado à pequena creche em São Sebastião existente ou ao Conselho Tutelar.

No entanto, a enquete (pesquisa) feita na época pela Ongue de Olho em São Sebastião, por telefone, via rádio comunitária Salomé FM, constatou que apenas 5 das 16 pessoas que votaram naquela enquete aprovaram a ideia de Avelino.

Observa-se que se essa votação fosse de um projeto de lei municipal teria sido amplamente rejeitado.

Se não vem mais dinheiros, além do do OT (Orçamento Total) de R$309.495.961,60 ou dos de cada UO, o que fazer para reduzir as desigualdades e combater as injustiças reinantes há anos?

As formas de resolver essas questões são possíveis e várias.

O que falta, então?

Uma das formas seria reduzir o montante dos dinheiros disponibilizados a alguns segmentos sociais e aumentar - ou mesmo até criar - para outros.

Por exemplo: há anos as famílias agricultoras reclamam que, de forma desorganizada e atrasada, recebem trator para aragem de poucas tarefas de terra, mas têm que pagar o óleo e os próprios tratoristas, sob a alegação de que não há dinheiros da população, conhecido como dinheiros públicos municipais, para custear essas urgentes despesas.

Qual a solução, então?

Dividir ou redividir os dinheiros da própria população destinados à câmara municipal seria uma delas.

Como?

Era só retirar-se R$1.100.000,00 (um milhão e cem mil reis) dos mais de R$6 milhões e R$329 mil reais destinados à manutenção da câmara e às ações de 13 parlamentares, destinando-se a quantia retirada à Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura).

Como interessante e silenciado detalhe, observa-se que mesmo com a redução de R$1 milhão e R$100 mil reais de seu duodécimo, as 13 famílias parlamentares ainda ficariam com mais dinheiro que a Semagri.

A Câmara ficaria com R$5.229.163,78 e à Semagri restariam R$5.179.054,78.

Percebe?

Com o R$1 milhão e R$100 mil retirados de parlamentares quanto litros de óleo para os tratores daria para comprar?

Em valor de 06-04-2025, cujo litro de óleo era de R$6,00, em média, 183.334 (cento e oitenta e três mil e trezentos e trinta e quatro) litros.

Tanto óleo daria para arar quantas tarefas de terra?

Então, considerando uma média de 5 litros consumidos pelo trator para arar uma tarefa de terra, seriam aradas 36 mil e 667 tarefas.

Então, famílias agricultoras quando vocês não participam da elaboração do OM, na administração municipal, e da análise e da votação do projeto do OM na câmara, além do desrespeito e do desprezo dos 2 poderes municipais, você também assumem a responsabilidade pela má divisão dos dinheiros da população na elaboração orçamentária. 

Quando você participar dos 2 momentos, elaboração e análise-votação, com certeza as divisões poderiam melhor os seus próprios benefícios.

Por conseguinte e em verdade, as faltas dos dinheiros, de óleos e de tratoristas não existem.

Por fim e assim, os problemas não decorrem do tal faltar dinheiros no OM em si. Mas decorre da falta de vontade política e das ausências de propostas de parlamentares e é verdade, mas também da falta ou da ausência da iniciativa da própria população no sentido de aprovar um OM adequado e justo.

Então, vamos lutar pelo orçamento participativo?

No próximo texto trataremos das "manobras" e dos "artifícios" para se gastar injustamente os dinheiros da população e construir as desigualdades sociais, prejudicando enormemente o próprio povo.

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastiãoenses
Contatos – Imeio: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim - Coordenação do 18ºCom
Atualização: 29-04-2025, às 6h35min


domingo, 6 de abril de 2025

SEPULTAMENTO - REINALDO FRANCISCO

O sepultamento de Reinaldo Francisco dos Santos será às 8h00, saindo o seu corpo do Clube Municipal Mulher Rendeira para o Cemitério São Lázaro, bem próximo ao centro da cidade São Sebastião.

Em atualização, após velado no CMMR (Clube Municipal Mulher Rendeira), Reinaldo acabou de ser sepultado no Cemitério São Lázaro por volta de 9h50min. 

Muita gente comentava a qualidade dos atendimentos realizado por Reinaldo, enquanto Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Enfemagem.

Leia mais - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: FALECIMENTO - REINALDO FRANCISCO

PDDE DA EMEB RICARDO VIEIRA FOI DE

  R$32.090,00

Esse montante foi o dinheiro do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) da Escola Municipal de Educação Básica Professor Ricardo Vieira de Lima em 2024.

O montante foi repassado ao Caixa Escolar da mencionada “Unidade Executora” em 2 parcelas de R$16.045,00 cada uma, nos meses de abril e de julho do ano passado, segundo informações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

As 2 parcelas foram transferidas pelo FNDE para a conta bancária do retrorreferido Caixa Escolar existente no Banco do Brasil S. A.  

Em 2024, o montante financeiro do PDDE somou R$368.810,00, beneficiando 32 escolas, sendo 31 com Caixa Escolar próprio, eis que têm 98 ou mais alunos e alunas, e 1 para a conta bancária do Município, vez que tem até 97 alunos e alunas. A soma total dos programas educacionais foi de R$7.010.328,12, também repassada pelo FNDE.

Em 2025, até março, o FNDE já remeteu R$2.124.813,38, para manutenção de diversos programas escolares.                                        

Por fim, lembremos que escola de boa qualidade, física e ensinacional, é um dos direitos humanos fundamentais das nossas infâncias e das nossas juventudes e esses dinheiros podem contribuir muito para essa boa qualidade.

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São-sebastiãoenses
Contatos – Imeio: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim - Presidente

sábado, 5 de abril de 2025

FALECIMENTO - REINALDO FRANCISCO


NOTA DE PESAR


Este Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores São Sebastiãoenses, bem como o conjunto de filiados e de filiadas, recebem com pesar a notícia do falecimento de seu antigo filiado Reinaldo Francisco dos Santos.

Junto com companheiros e companheiras "Reinaldo", como era tratado socialmente, era ACS (Agente Comunitário de Saúde) e vivenciou muitos momentos do e no PT, onde, por muito tempo, teve efetiva participação em eventos neste e em outros municípios.

7 desses momentos ocorreram em Palestina, em Olho d'Água Grande, em Junqueiro, em Porto Real do Colégio, em Limoeiro de Anadia, em Pau do Descanso(Campo Alegre) e em Olho d’Água das Flores, além de diversos deles também neste Município.

Há poucas semanas, conversou-se com ele sobre questões sindicais e sobre as eleições do PT, em 6 de julho próximo, e ele demonstrou grande preocupação com as notícias de fraude em filiações do PT, em São Sebastião, e em outros municípios.

Também disse que gostaria de apresentar um programa radiofônico sobre temas de saúde, com foco específico sobre pessoas idosas, algo sobre os quais tinha grande conhecimento.

Então, nesse sofrido e triste momento, o PT deixa e apresenta, publicamente, ao Reinaldo os nossos agradecimentos por tantas lutas em prol da população são-sebastiãoense.

Assim, o PT são-sebastiãoense e filiadas e filiados apresentam à enlutada família as suas condolências.

Atualização: em 07 de "Abril Marrom"

>Assinado: a Diretoria (Executiva) do PT

Leia também - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: SEPULTAMENTO - REINALDO FRANCISCO


terça-feira, 1 de abril de 2025

PONTES REPERCUTEM NOS SILÊNCIOS

OU NOS COCHICHOS DA POPULAÇÃO

1 - Tanto a construída e caída como a passagem molhada e mais ainda a que está por ser feita. 

2 - Nessa data, tida como o Dia da Mentira, o que ela, infelizmente, é naquilo que deveria ser uma dupla verdade político-administrativa: as corretas construções da "Ponte do Povoado Belisca Pau", já feita e caída, e a nova ponte, que na sua construção foi transformada em "Ponte da Malhada da Onça" e omitido o nome do Riacho ou do Rio sob o qual ela será construída, o riacho Perucaba.

3 - Entretanto, neste Município São Sebastião as tamanhas e tantas impropriedades e irregularidades, desde a "origem" ou mesmo desde o pré-início da obra são fatos corriqueiros e de todas e de todos conhecidas. Muitas obras estão ou são irregulares, inacabadas, abandonadas, paralisadas etc.. 

4 - Então, obras mal feitas e repetidas e recomeçadas ou consertadas por diversas vezes, comprovam isto e todas e todos conhecem, em vários pontos deste Município. A ponte do Malhada da Onça à cidade, por exemplo é correta? Tem construção e largura descentes?

4.1 - Por quê não?

5 - As passagens molhadas do Brejinho II e do Riacho Seco, que o digam.

5.1 - Quanto ao mal feito no Brejinho II, ontem, 31-03-2025, acabou de chegar notícias de que a “ponte de lá” foi iniciada, pois estão construindo um desvio. “Estão dizendo que ela (“a ponte”) vai ser feita em 15 dias”, disse-nos um dos moradores de lá, que sempre reclama da armadilha que lá foi construída.

5.1.1 - Há algum tempo, este redator e o Dr. Dimas Francisco quase presenciaram um acidente automobilístico ali. “Foi por pouco!”, reconheceu o assustado motorista. Na época, esse fato foi bem anunciado.

5.1.2 - O mal feito no Riacho Seco, já teve várias reconstruções. Por conseguinte, as “pontes”, “bueiras” e passagens molhadas não suportarão as águas do inverno.  E agora, se vai construir mais uma passagem molhada ou um descente ponte mesmo?

5.2 - Ou alguém acredita no contrário?

6 - Daí, há muito tempo, o TCU (Tribunal de Contas da União) no Acórdão (decisão) nº2.910-2012, retificado pelo Acórdão (decisão) nº2.939-2012, relatado pelo Ministro Augusto Sherman, em redação adaptada por este redator, disse que:

6.1 - “[...] diante de mais um caso detectado – e são eles inúmeros – de ocorrência de irregularidades na execução de obra pública, em razão de deficiências em projeto básico, grosseiras e vergonhosas, fico me perguntando até quando viveremos essa situação no Brasil. Até Quando? Quando serão verdadeiramente envidados esforços para melhorar de fato, os projetos, a gestão e a governança das obras públicas brasileiras?”, em geral, e no particular, municipais, dizemos nós.

7 - Bem...

8 - Como já lido nas matérias: O MAL FEITO JÁ DERRUBOU UMA PONTE E A PLACA DA POSSÍVEL OUTRA PONTE DESINFORMA, https://onguedeolho.blogspot.com/2025/03/o-mal-feito-ja-derrubou-uma-ponte-e.html e PLACA MAL FEITA ESCONDE O QUÊ? ALÉM DE DEIXAR FORTES INDÍCIOS, https://onguedeolho.blogspot.com/2025/03/placa-mal-feita-esconde-o-que.html, o valor da obra é de R$1.480.567,63, segundo colocado na PlacaMalhada.

8.1 - Porém, no OM (Orçamento Municipal) de 2025, os dinheiros para “Construção de Pontes, Bueiras e Passagem Molhada”, têm COI (Crédito Orçamento Inicial) de R$15.675,00, que acrescidos do CAS (Crédito Adicional Suplementar) de 40% ou R$6.270,00, previamente aprovado por parlamentares municipais, totalizam um COF (Crédito Orçamentário Final) de R$21.975,00, conforme a UO (Unidade Orçamentária) 08 – Secretaria Municipal de Viação e Obras - código 08.0880.15.491.0006.1026, cuja cópia pode ser encontrada na Câmara, com cada parlamentar, ou na Secretaria de Municipal de Finanças. Ou neste PT, pois o vereador Vando Canabrava nos forneceu uma cópia do mesmo, atitude que agradecemos.

9 - Quem é o ente responsável pela obra do Belisca Paulo? Quem prestará contas? Quem garantirá a qualidade dos serviços? 

9.1 - Na passagem molhada ou na ponte do Brejinho II essas responsabilidades parecem ser da administração municipal e a fiscalização do Controle Interno Municipal e de quaisquer pessoas, e de nossos 9 e de nossas 4 parlamentares. 

9.2 - Quando ficarem claras essas questões bem iniciais sobre as 2 obras, serão definidas as responsabilidades, inclusive as decorrentes do baixo montante orçamentário, que não abrange as 2 construções.

9.3 - Se as construções e as responsabilidade forem desse Município, com certeza, outro 2º alto CAS, via as respectivas leis municipais, precisarão ser aprovados pela Câmara Municipal.

Redação: Paulo Bomfim - Integrante da Ongue e do Foccomal.

Atualização: às 11h7min.