Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Canapi – ORIGENS DOS DINHEIROS EM 2023

QUANTO VÊM DO ESTADO OU DA UNIÃO? 

1 – Este texto se refere ao Canapi, Município localizado na região do Alto Sertão alagoano, mas é bem semelhante a diversos outros a respeito de outros cerca de 30 municípios, especialmente ao Município São Sebastião, cuja cada arrecadação é publicada e publicizada por este Foccomal e por outras entidades, buscando trazer a cada população o conhecimento e a consequente reflexão sobre os dinheiros da União ou do Estado que chegam a cada município, bem como sobre os dinheiros arrecadados pelo próprio município.

2 – De regra, os dinheiros são informados pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e pelo TCEAL (Tribunal de Contas do Estado Alagoas), mas que são escondidos por administrações municipais e por vereadoras e por vereadores em cada Câmara Municipal.

3 - Os conselhos municipais também silenciam a respeito de cada arrecadação ou de cada duodécimo de cada política pública municipal, além de lideranças de cada segmento social e mesmo da população em geral, aparentemente, não darem a atenção aos montantes arrecadados e aos montantes realmente gastados ou supostamente gastados.

4 - Segundo a STN, em 2023, a arrecadação orçamentária bruta do Município Canapi totalizou R$137.346.797,11, após a dedução do montante repassado para o Fundeb de R$8.013.419,27, a receita corrente líquida, que serve para custeio da administração, somou R$133.819.653,93, que somada com o montante da receita de capital, que é para investimentos, de R$477.500,00, somaram uma receita orçamentária líquida anual e total de R$134.297.153,93

4.1 – Como a maioria dos 102 municípios alagoanos, Canapi não investiu nada com dinheiros oriundos da renda própria, sendo que a mesma também é bastante baixa, como outros municípios do Estado.

5 – Cada município tem 3 fontes de arrecadação: municipal, estadual e federal, em razão do princípio tributário federativo da repartição das receitas tributárias. Divisão que procura combater as desigualdades socioeconômicas entre os estados, as regiões e os municípios. 

Receitas

Própria

Transferências

Estado

União

Correntes

13.176.340,63

120.643.313,30

10.178.775,46

110.464.537,84

133.819.653,93

13.176.340,63

120.643.313,30

10.178.775,46

110.464.537,84

(100%)

(9,84%)

(90,16%)

(7,61%)

(82,55%)

de Capital

00,00

 477.500,00

00,00

477.500,00

134.297.153,93

13.176.340,63

121.120.813,30

10.178.775,46

110.942.037,84

(100%)

(9,81%)

(90,19%)

(7,58%)

(82,61%)

 

6 - Em valores e em percentuais o leitor ou a leitora leu quanto cada ente federativo contribuiu com os dinheiros movimentados pelo Município Canapi. Percebe-se a baixíssima renda própria municipal: 9,81% e que aquele Município para existir depende enormemente de repasses da União (82,61%) e do Estado (7,58%), que totalizam (90,19%

7 - Por conseguinte, os percentuais informam que as administrações municipais mentem ou, para minimizar, manipulam a informação o desinformam mesmo, quando dizem: “[...] feito com ‘recursos próprios’]”.

8 - Em 2023, 90,19% dos dinheiros municipais vieram da repartição dos tributos estaduais ou nacionais. Mesmo assim, o grande problema do empobrecimento da população em cada município decorre de más gestões municipais, repetidas, inclusive entre adversários eleitorais, como é o caso de Canapi.

8.1 - Decorre também da omissão da própria população e de lideranças dos diversos segmentos sociais, que silenciam. Claramente, nota-se que vereadoras ou vereadores e controlador(a) interna(o) municipal que não implementam e não efetivam o controle social e a transparência municipal e legislativa.

9 - Aparentemente, o próprio TCEAL e até mesmo o MPC (Ministério Público de Contas) ficam mais nas questões burocrático-formais e não analisam a qualidade ou o custo-benefício dos gastos municipais, inclusive quanto aos diversos aspectos patrimoniais, ficando prejudicados ou inexistente os aspectos materiais-formais.

9.1 - Em análise a prestações de contas, constata-se que diversos documentos produzidos pela administração têm fortes características de fraude e, portanto, não representam a verdade dos fatos e produzem uma prestação de contas fictícia.


>Produção: Fórum de Controle de Contas Municipais - Foccomal
Contatos - Imeio: fcopal2006@bol.com.br - Blogue: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Integrante deste Foccomal, da Ongue de Olho em São Sebastião e do PT-SS
Data: 1º-5-2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário