Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

5ª ATIVIDADE DO 2º ERMA ACONTECE NESSE SÁBADO

II ENCONTRO DOS PT’S DA REGIÃO METROPOLITANA DO AGRESTE,

NEZINHO DO PT E CIDA DO NEZINHO, PRESENTES

A 5ªAtividade do 2ºEncontro dos PeTês da RMA acontece em Arapiraca, na Uneal, na Sala 27, nesse dia 02-12, Dia Pan-americano da Saúde, 1º sábado desse mês Dezembro Vermelho, para fomentar a prevenção e a posvenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e ainda ao Câncer de Pele.

(Sugestões de leituras: 

- https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Dezembro/dia-mundial-de-combate-a-aids-reforca-combate-a-doenca-e-ao-preconceito

 - https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/

- https://www.tre-se.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Dezembro/dezembro-vermelho-e-laranja-conscientizacao-sobre-a-aids-e-o-cancer-de-pele)

Nessa data acontecem a Aula Magna e a 10ª Aula Ordinária.

A paridade de gênero é algo muito importante para o PT e para Petistas.

Nessa 5ªAtividade, palestraremos sobre os seguintes temas:

5ª – Aula Magna

Tema: AMPLIAÇÃO E MELHORIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NOS GOVERNOS DO PT E INFLUÊNCIA NA AMÉRICA LATINA- (Texos guias): 

https://pt.org.br/veja-8-acoes-do-pt-que-revolucionaram-a-saude-no-brasil/

- https://www.scielo.br/j/hcsm/a/bVMCvZshr9RxtXpdh7YPC5x/?lang=pt

Palestrantes: Professor Doutor Jarbas Ribeiro de Oliveira – UFAL-Arapiraca – e Daniel Nunes de Oliveira – CMS-Arapiraca

10ª – Aula Ordinária

Tema: "O ‘MODO PETISTA’ DE COMUNICAR TEM ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA POPULARES E MESMO ENTRE PETISTAS” 

(Textos guias: 

- https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/midia-sobe-o-tom-contra-atos-golpistas-apos-anos-de-tolerancia/)

- https://www.appfoz.com.br/10420/: Latifúndio das comunicações impede a democracia e a pluralidade de ideias

Palestrantes: Professor Doutor Ricardo Coelho de Barros – UFAL-Maceió

>Confraternização e Encerramento do 2ºErma

>Ver também - http://ptssal.blogspot.com/2023/11/5atividade-do-2erma-no-dia-pan.html

domingo, 12 de novembro de 2023

ELEIÇÃO E POSSE DO DIRETÓRIO E DEMAIS INSTÂNCIAS DO PT

ATA da Posse do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Sebastião, Alagoas, que acontece em 11 (sábado) de novembro de 2023, às 19h30min, no Cecusa (Centro Cultural Salomé), situado na Rua São Paulo, 47, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas, em complementação à “ATA DA PLENÁRIA MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES”, também lavrada nessa data; a posse conta com a presença de filiadas e de filiados que participaram do PED (Processo de Eleições Diretas no PT) para comporem o Diretório Municipal do PT e demais instâncias partidárias; durante as falas foram rememoradas as lutas das classes trabalhadoras neste Município; lutas que engrandecem a história do PT são-sebastiãoense, que, em 16 de Setembro passado, completou 28 anos de existência; após as manifestações, o Presidente eleito passou a informar a composição da Executiva, do Conselho de Ética, do Conselho Fiscal e do Diretório Municipal do PT de São Sebastião, EXECUTIVA: PRESIDENTE: José Paulo do Bomfim; VICE-PRESIDENTA: Josiana Deodato dos Santos; SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO: Cleonides Bernadina de Almeida; 1º TESOUREIRO: Paulo Henrique da Silva Bomfim; 2º TESOUREIRO: Adailton Gonzaga Soares da Silva; SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA: Jacinto Lino dos Santos, SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO: Fabiana Monteiro; CONSELHO DE ÉTICA: Célio Roberto do Nascimento e Andréia Araújo do Bomfim Vital; CONSELHO FISCAL: José Orlando de Oliveira Santos e Cristina da Silva Santos; DIRETÓRIO: José Paulo do Bomfim, Josiana Deodato dos Santos, Adailton Gonzaga Soares da Silva, Paulo Henrique da Silva Bomfim, Jacinto Lino dos Santos, Cleonides Bernardina de Almeida e José Fernando de Lira; não havendo algo mais a tratar, encerraram-se as atividades de formação das instâncias partidárias, sendo a presente Ata assinada por mim, Camilly Fernandes Pereira Bomfim, ____________________________________________, Secretária  para este momento, juntamente com José Paulo do Bomfim, CNF nº1512, ______________________________, eleito. Esta Ata fica arquivada neste Partido para fins de registros partidários.


ATA DA PLENÁRIA MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


PARTIDO DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES
SÃO SEBASTIÃO - ALAGOAS
Fundado em 16 de setembro (feriado estadual) de 1995 - CNPJ nº 03.951.481/0001-09
Rua São Paulo, 40, Sala 01, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas.
FoneZap:(82) 9.9971-2016(Tim-Favor) - E-mail: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com


ATA DA PLENÁRIA MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Município: São Sebastião - Alagoas

Local: Centro Cultural Salomé (Cecusa), situado na Rua São Paulo, 47, Centro, São Sebastião, Alagoas

Data: 11 de novembro de 2023

Horário: Início da Plenária: 09:00 horas e Término: 17:00 horas

A Plenária foi iniciada pelo Presidente do PT do Município São Sebastião, José Paulo do Bomfim, que cumprimentou as pessoas presentes e ressaltou a grande importância desta atividade, desenvolvida para a construção e para o funcionamento partidários. Em seguida passou à discussão dos quatro pontos da pauta, nacionalmente definidos:

a - Organização territorial de base em São Sebastião, Alagoas;

b - Formação política de filiados e de filiadas ao PT;

c - Avanços e desafios do Governo Lula no seu 3º mandato;

d - Planejamento para as eleições municipais de 6 outubro de 2024.

Debates sobre os pontos da pauta:

a – Sobre a organização territorial de base em São Sebastião, os filiados e as filiadas debateram a fundamental importância dela para uma existência e um funcionamento consequente do PT são-sebastiãoense. Disse que as políticas e as eleições, e este próprio Município São Sebastião, podem, de certa forma, serem classificadas como “antes do PT” e “depois do PT”, considerando-se as ações e o funcionamento do PT neste Município São Sebastião, que foi fundado em 16-09-1995. Após o Presidente deste Partido falou sobre as reais dificuldades da organização territorial da base, especialmente pelos aspectos financeiros, mas não só por eles, como também pela baixa percepção de que o PT somos nós, filiados e filiadas, e por que não toda a população e todas as classes trabalhadoras? Disse que é o conjunto de filiados e de filiadas que tem que fazer o PT e desenvolver todas as ações em nome dele. Somos nós que concretizamos as ações petistas. A organização da base é fundamental para o desenvolvimento destas ações petistas e assim construir e manter o PT em pleno funcionamento no dia a dia municipal. Para cumprir essas tarefas precisamos ser ativos. Mas não só ativos. Proativos, antes de tudo. Ressaltou que o sentido da organização e do funcionamento partidário passa por vários aspectos e fatores, internos e externos. Como uma sede, o que já tem, em regime de comodato, até a regularização documental, considerando aspectos jurídicos, contábeis, financeiros, sociais, trabalhistas etc.. O cuidado com a burocracia partidária é essencial para as realizações que o PT se propõe. Algo muitíssimo relevante é organizar e fazer funcionar os comitês populares para desenvolver as lutas políticas e eleitorais, com muita atenção para as áreas, rural e urbana. No entanto, o Comitê instalado ainda na época da eleição do ano passado, não está funcionando adequadamente, pois não temos ido visitar e se reunir com a população, em povoados ou mesmo na área urbana. Um dos motivos é a carência financeira, pois nós filiados e filiadas, inclusive este Presidente, não está pagando a contribuição partidária, apesar de em valor bem pequeno, ressalte-se.

b – Quanto à formação política de filiados e de filiadas ao PT é ação das mais urgentes, pois sem ela ficam totalmente prejudicados os sentidos das ações partidárias, pois faltará a cada filiada e a cada filiado uma compreensão do mundo da política, em si, e do mundo eleitoral. Esses dois mundos são bastante distintos e diferentes, mas muito interligadas, como dizia o sergipano Tobias Barreto, lá no Século 19. Ter uma compreensão ideológica, humanista, socialista, questões de classes, ambientalista etc., que perpassam pelas as mais diversas políticas, inclusive a política orçamentária de inclusão do povo no orçamento e concretamente nos gastos municipais. As questões de acompanhamentos da administração e do legislativo municipais têm sido feitas com certa ousadia e com vários significados no sentido e na perspectiva de dar visibilidade às necessidades da população são-sebastiãoense e de combater as mais diversas desigualdades existentes e que estão às claras. Infelizmente milhares de excluídos de vida dignada são enganados e não lutam efetivamente pela construção e pela a manutenção de seus direitos. O Presidente alertou ainda que parte das mais importantes na formação política é a comunicação partidária com a população e mesmo com o conjunto de filiadas e de filiados, apesar de o Partido ter um blogue e haver neste Município uma rádio comunitária que poderia ser uma opção para fomentar os necessários debates com a sociedade em geral e, com isso, trazer à tona as mais diversas questões municipais e diálogos que disseminariam maiores e mais reflexões para a nossa população e sociedade.

c – Em relação aos avanços da 5ª gestão petista e do 3º mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva são, de verdade, inegáveis e as oposições de direita ou de extrema direita não querem comparações numéricas, qualitativas e quantitativas, apesar da pauta moralista e das imposições neoliberais e da financeirização especulativa, que impedem mais avanços nas políticas públicas. Os avanços podem ser resumidos em um ‘Brasil voltou’ às esferas latino-americanas e prá outras áreas do mundo. Quanto aos imensos desafios do 3º mandato do Presidente Lula são vários. Perceptíveis a todos e a todas, ou velados e praticamente silenciados com o chamado tripé neoliberal, que se fundamenta em metas inflacionárias, câmbio flutuante e superávite primário, que nesse ano devem consumir mais ou menos 45% dos dinheiros nacionais, que, segundo muitas previsões, passarão dos R$4 trilhões. Assim, os juros e a amortização da dívida pública brasileira são a maior despesa brasileira. Para se ter uma ideia dessa denunciada tragédia do tal tripé neoliberal, a maior despesa interna é a da Previdência Social, cujos dinheiros amparam mais de 39 milhões de pessoas com benefícios previdenciários e alimentam a economia e o pequeno comércio nos municípios, custará nesse ano apenas cerca de 22% dos outros 45% que no Brasil ficarão. Segundo o Presidente, reeleito, as duas rubricas consumirão cerca de 67%. O restante dos dinheiros brasileiros, só cerca de 33%, servirão para todos as outras demais despesas, que a maior será a da Assistência Social, com cerca de 6,5%. Mas só agora, com o 3º governo Lula. Nos governos Temer e Bolsonaro não chegaram a 3,5%. Com perguntas diversas, provocava à reflexão de filiadas e de filiadas: “Então, com quais e quantos dinheiros ficarão a cultura, a saúde, a educação, a agricultura, o desporto, as juventudes, as pessoas negras, as pessoas com deficiência, os milhões de pessoas idosas nos quais já me incluo etc.?” “Com esses escassos 33% que ficarão como criar, implementar ou melhorar etc. as inúmeras, necessárias e urgentes políticas públicas? Como fazer a transição energética, por exemplo? Como recompor o quadro de servidores públicos qualificados e capacitados?”, perguntou o Presidente. Como desafios para Lula, ele continuou a perguntar a petistas: “Como pôr freio ao rentismo ou à especulação financeira? Com dizer não ao capital improdutivo? Como dar aumentos a servidores, na ativa ou aposentados ou pensionistas? Como melhorar a escolaridade da população, de milhões de juventudes, especialmente? Como fazer um sistema de saúde elogiável, se a maioria dos sangues brasileiros vai para uns poucos ricões?” Esses 33% são os motivadores de diversas políticas públicas custarem algo inferior a 1% do total dos dinheiros pagos, segundo a Auditoria Cidadã da Dívida. Por conseguinte, são desafios gigantes e sem respaldos de um Congresso Nacional neoliberal e com muita gente da extrema direita. Com a maioria de parlamentares fascistas, mas eleita por milhões de trabalhadores e de trabalhadoras, frisou.  

d – As eleições municipais virão aí. No ano que vem. Eleições? Porque, formalmente, é um momento só na urna. Aparentemente, seria uma eleição só. Mas, materialmente, são duas eleições, uma para o executivo, majoritária, e outra para o legislativo, proporcional. A eleição ou as eleições realmente precisam de profundo planejamento. Mas “como fazê-lo, se a maioria de nós não fez formação política; nunca foi treinado num planejamento?” De forma mais racional e ética, não conhecemos o real diagnóstico do município em que vivemos. Então como fazer prognósticos? Em São Sebastião, o PT tem tentado despertar na população em geral e nos próprios petistas a atenção para essas questões. Em análises feitas em duas oportunidades, compreende-se que teremos 3 ou 4 candidaturas a prefeito. Dificilmente, haverá uma candidatura mulher, que continuarão invisibilizadas, infelizmente, em especial na eleição majoritária. Será uma candidatura da situação, que tudo indica que será a do vice-prefeito, se ele estiver bem de saúde. Se o filho do prefeito Zé Pacheco, Henrique Pacheco, pode ser candidato a prefeito? Pode! Com uma possível situação: o Prefeito renuncia ao mandato e o vice assumiria, ficando tudo em casa. Aí abria brecha para o Henrique. Também se fala na Patrícia Macário, atual Secretária de Assistência Social, e no Ricardo Pacheco, Procurador Municipal. Acredito que esses dois só terão chances, se o vice, Charles Regueira ou Pacheco, não puder ser. Pela oposição, Lula Curtinho tem dificuldades de viabilizar a sua candidatura, em razão de problemas de saúde, apesar da forte possibilidade de se eleger, vez que foi bem votado na última eleição pelo MDB. Lula não saindo, acredita-se que MDB ou PSB lançarão Maurício Tavares ou Atla Lima, que já foram candidatos. Têm apoio de Renan Calheiros e de Paulo Dantas. Um dos problemas que veladamente enfrentarão é que foram morar em Arapiraca e não fazem efetiva oposição no dia a dia do sofrimento da população são-sebastiãoense. Não apresentam propostas para o Município e para o próprio eleitorado que sejam diferentes das da situação. Fala-se, aliás, está em plena campanha, em Kiko Pereira, vereador em Junqueiro. Se quiser ser candidato, Kiko tem que renunciar ao mandato lá e se filiar a algum partido aqui, em São Sebastião. Comenta-se que tem muito dinheiro e apoios do prefeito de Junqueiro e do deputado estadual, André Silva. Mas no exercício do mandato de vereador em Junqueiro não apresentou ações de mudança e tornou-se igual a parlamentares daqui. Considerando-se a última eleição, tem-se o bancário Adeilton Querino, do Banco do Brasil, e que em 2000 foi candidato a vereador pelo PT. Publicamente, ele não tem apresentado a possibilidade de candidatura. Esses 4 possíveis candidatos estiveram, na eleição majoritária, apoiando a candidatura do PT: Lula, Dilma, Haddad e Lula, quando deram forte apoio às candidaturas, fazendo contraponto com a situação, que apoiou outros candidatos, de forma explicita ou velada. Os apoios dos 4 ao PT são reconhecidos por nós e agradecidos, eis que ações importantes para defender a população de mais sofrimentos. As candidaturas poderão se unir e lançar só uma candidatura, pois sempre se comenta que se saírem separados, a situação se reelegerá, mais uma vez.

E o PT e os ou as petistas como ficarão nessas eleições, perguntou?

Bem, historicamente, o PT lançou candidaturas em algumas eleições, em chapa pura ou em coligações. Em outras eleições, não apoiou ninguém oficialmente e também não lançou nenhuma candidatura. Mas, politicamente fez consequentes debates sobre as questões municipais, sendo bastante elogiado, em razão das cobranças e perguntas que fazia às candidaturas, inclusive com a divulgação das fraudes constatadas nas declarações de bens de candidaturas para o executivo ou para o legislativo. Para as eleições de 2024, o PT precisa regularizar a sua burocracia e pagar algumas dívidas, em razão de multas que sofreu por não ter apresentado declarações e prestações de contas. Quanto a candidaturas às eleições, o Partido vai debater com seus filiados e suas filiadas as possibilidades de lançar candidatura às duas eleições ou apenas a alguma delas ou mesmo não lançar nenhuma delas. Acredita-se que não haverá possibilidade de alianças eleitorais, pois as possíveis candidaturas já postas pelas oposições ficam mais no caráter meramente eleitoral, na dimensão do ‘tira ele e me coloca lá’, personalizando os debates e não em aspecto de cunho mais político, com o propósito de realmente mudar os fatos e os atos administrativos, e legislativos, promovendo uma gestão e mandatos democráticos e participativos, além de transparências, legislativa ou administrativa, inclusive com a elaboração e implementação do orçamentos participativos. Quanto a petistas também não Encontro Eleitoral, como nos anteriores, serão definidas as questões de voto individual, lembrando-se que anteriormente se decidiu por apoiar e por votar em determinada candidatura, inclusive no então candidato Zé Pacheco. Portanto, nos seus 28 anos de existência e de forte atuação neste Município, o PT só tem a agradecer aos seus filiados e às filiadas, especialmente à população são-sebastiãoense.  Enfim, após as boas discussões e as deliberações do conjunto de filiados e de filiadas, esta Plenária Municipal do PT foi encerrada às 17h00, sendo esta Ata lavrada por mim, Camilly Fernandes Pereira Bomfim, ____________________, Secretária para esta Plenária, juntamente com o atual Presidente Municipal do PT de São Sebastião, Alagoas, José Paulo do Bomfim, CNF nº1512, __________________, reeleito. Esta Ata ficará arquivada neste Partido para fins de registros partidários.

EXECUTIVA DO PT DE SÃO SEBASTIÃO - ALAGOAS

>PRESIDENTE: JOSÉ PAULO DO BOMFIM – CNF nº1512

CPF nº: 295.486.086-34 – CI nº 491.457, SSP-MG

Data de Nascimento: 23-07-1958

Título Eleitoral: 0200.7146.1791 - 49ª Zona Eleitoral – 27ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9971-2016 – Favor (82) 9.9644-1514

Rua Antero de Araújo Lessa, 101, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: josepaulobomfim@bol.com.br

Redes Sociais: Paulo Bomfim


>VICE-PRESIDENTA: JOSIANA DEODATO DOS SANTOS – CNF nº6465101

CPF nº: 064.747.714-96 – CI nº 3565745-6, 2ª via, SSP-AL

Título Eleitoral: nº 0285.3897.1783 - 049ª Zona Eleitoral – 31ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9916-2060 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua 22 de Julho, nº199, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: Josianadeodato83@gmail.com

Redes Sociais: Josiana Deodato

 

>SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO: CLEONIDES BERNADINA DE ALMEIDA – CNF nº6457342

CPF nº:494.881.394-04 – CI nº 749.449, SSP-AL

Título Eleitoral: nº0341.6863.1708 - 49ª Zona Eleitoral – 4ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9625-6248 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua 22 de Julho, nº123, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: salomefm@bol.com.br

Redes Sociais: Cleonice Silva

 

>PRIMEIRO TESOUREIRO:  PAULO HENRIQUE DA SILVA BOMFIM – nº6053026

CPF nº: 087.130.424-40 – CI nº3.563.820-6, SSP-AL

Título Eleitoral: 0386.5777.1759 - 49ª Zona Eleitoral – Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9670-3474 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua Antero de Araújo Lessa, 101, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: henrique_paulo_10@hotmail.com

Redes Sociais: Paulo Henrique Bomfim

 

>SEGUNDO TESOUREIRO: ADAILTON GONZAGA SOARES DA SILVA – CNF nº6456785

CPF nº: 703.667.714-77 – CI nº3.717.052-0, SSP-AL

Título Eleitoral: nº 0396.0290.1775 - 049ª Zona Eleitoral – 0062ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9408-2358 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua Nossa Senhora de Fátima, s-nº (vizinho ao Pacheco Rocha), Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: adailtongonzaga770@gmail.com

 

>SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA: JACINTO LINO DOS SANTOS – CNF nº6061016

CPF nº: 043.203.154-56 - CI nº1.631.101, SS-AL

Título Eleitoral:  - 49ª Zona Eleitoral – 27ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9971-9662 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua José Celestino, Condomínio Vale do Silício I, São José, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: lino13lino@hotmail.com

Redes Sociais:Jacinto Lino dos Santos

 

>SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO: FABIANA MONTEIRO – CNF nº6095878

CPF nº:121.863.187-25 – CI nº21.696.317-3, SSP-RJ

Título Eleitoral: nº 1316.4700.0388 - 49ª Zona Eleitoral – 0030ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9955-5530 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua Agripino Silveira, nº213, Cruzeiro, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: fabianamonteiropt@bol.com.br

Redes Sociais: Fabiana Monteiro

EXECUTIVA AMPLIADA DO PT DE SÃO SEBASTIÃO - ALAGOAS

>PRESIDENTE: JOSÉ PAULO DO BOMFIM – CNF nº1512

CPF nº: 295.486.086-34 – CI nº 491.457, SSP-MG

Data de Nascimento: 23-07-1958

Título Eleitoral: 0200.7146.1791 - 49ª Zona Eleitoral – 27ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9971-2016 – Favor (82) 9.9644-1514

Rua Antero de Araújo Lessa, 101, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: josepaulobomfim@bol.com.br

Redes Sociais: Paulo Bomfim

 

>VICE-PRESIDENTA: JOSIANA DEODATO DOS SANTOS – CNF nº6465101

CPF nº: 064.747.714-96 – CI nº 3565745-6, 2ª via, SSP-AL

Título Eleitoral: nº 0285.3897.1783 - 049ª Zona Eleitoral – 31ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9916-2060 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua 22 de Julho, nº199, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: Josianadeodato83@gmail.com

Redes Sociais: Josiana Deodato

 

 >SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO: CLEONIDES BERNADINA DE ALMEIDA – CNF nº6457342

CPF nº:494.881.394-04 – CI nº 749.449, SSP-AL

Título Eleitoral: nº0341.6863.1708 - 49ª Zona Eleitoral – 4ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9625-6248 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua 22 de Julho, nº123, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: salomefm@bol.com.br

Redes Sociais: Cleonice Silva

 

 >PRIMEIRO TESOUREIRO:  PAULO HENRIQUE DA SILVA BOMFIM – nº6053026

CPF nº: 087.130.424-40 – CI nº3.563.820-6, SSP-AL

Título Eleitoral: 0386.5777.1759 - 49ª Zona Eleitoral – Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9670-3474 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua Antero de Araújo Lessa, 101, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: henrique_paulo_10@hotmail.com

Redes Sociais: Paulo Henrique Bomfim

 

>SEGUNDO TESOUREIRO: ADAILTON GONZAGA SOARES DA SILVA – CNF nº6456785

CPF nº: 703.667.714-77 – CI nº3.717.052-0, SSP-AL

Título Eleitoral: nº 0396.0290.1775 - 049ª Zona Eleitoral – 0062ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9408-2358 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua Nossa Senhora de Fátima, s-nº (vizinho ao Pacheco Rocha), Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: adailtongonzaga770@gmail.com

 

>SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA: JACINTO LINO DOS SANTOS – CNF nº6061016

CPF nº: 043.203.154-56 - CI nº1.631.101, SS-AL

Título Eleitoral:  - 49ª Zona Eleitoral – 27ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9971-9662 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua José Celestino, Condomínio Vale do Silício I, São José, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: lino13lino@hotmail.com

Redes Sociais:Jacinto Lino dos Santos

 

>SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO: FABIANA MONTEIRO – CNF nº6095878

CPF nº:121.863.187-25 – CI nº21.696.317-3, SSP-RJ

Título Eleitoral: nº 1316.4700.0388 - 49ª Zona Eleitoral – 0030ª Seção Eleitoral

FoneZap: (82) 9.9955-5530 - Favor (82) 9.9971-2016

Rua Agripino Silveira, nº213, Cruzeiro, Centro, CEP: 57.275-000, São Sebastião, Alagoas

E-mail: fabianamonteiropt@bol.com.br

Redes Sociais: Fabiana Monteiro


Parte não saiu - Houve problema na publicidade da postagem 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

5ªAtividade do 2ºErma NO DIA PAN-AMERICANO DA SAÚDE

 CONVITE


Nessa data dedicada ao “Dia Mundial do Urbanismo”, este 2ºErma convida você para participar da nossa 5ªAtividade que acontecerá em 02 de dezembro, Dia Pan-americano da Saúde, 1º sábado, no horário das 08:00 às 16:00 horas.

Cada Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores dessa ERMA (Região Metropolitana do Agreste) tem como objetivo estudar e debater temas pertinentes à organização, ao funcionamento e à atuação do Partido, em cada município, em dimensões formativa e capacitativa de temas suprapartidários, que serão ministrados por convidadas(os).

Cada “Aula Magna” e cada “Aula Ordinária” está confirmada, ressaltando-se que o evento é integralmente gratuito e aberto à participação de quaisquer interessadas ou interessados, apesar de ser promovido pelos PTs dessa Erma.

Todavia, é preciso fazer a inscrição ou confirmar a participação, vez que já inscrita(o) em atividades anteriores, considerando-se a capacidade da Sala de Aula nº 027, cedida pela Uneal, Campi Arapiraca, e a organização de possível material didático. 

A confirmação poderá ser através dos uatizapis: (82) 9.9971-2016 (Paulo Bomfim) e (82) 9.9939-55-46 (Kilze Pacheco) ou pelo imeio: ptssal@bol.com.br 

Aguardamos, pois, a sua inscrição ou participação nesse evento, que homenageia o saudoso casal petista de Craíbas, “Nezinho do PT e Cida do PT”.

 Assinado: a Coordenação do 2ºErma

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

POLÍTICA HABITACIONAL MUNICIPAL TEM QUASE R$7 MILHÕES, E ATUALMENTE MUITO MAIS

FISCALIZEMOS, ENTÃO!

QUEM TERÁ COMPROMISSO?

No anoitecer de uma sexta-feira, 28-7, aconteceu algo que já vinha sendo comentado há bastante tempo. Ocorreu a ocupação dos 50 esqueletos do “Conjunto Fórum”, agora já rebatizado para “Conjunto Habitacional 28 de Julho”, que deveria ter sido 50 dignas residências.

O novo nome do conjunto habitacional faz uma homenagem à data em que ocorreu a sua ocupação.

Na época, a Prefeitura anunciou que a obra custaria R$1.400.000,00. No entanto, as casas não saíram e a prestação de contas do mencionado valor também não apareceu para a sociedade são-sebastiãoense e menos ainda para alguma pessoa que seria beneficiada.

Com a ocupação dos 50 esqueletos de casas, passou-se ao debate sobre os dinheiros que existem para política pública habitacional no orçamento municipal de 2017. Descobriu-se, então, que são muitos dinheiros e que eles estão espalhados por diversos “projetos”, compondo inúmeras atividades orçamentárias.


Tipo de política

Crédito original

Crédito adicional

Crédito total

Melhorias Habitacionais Contra a Doença de Chagas

 

300.000,00

 

120.000,00

 

420.000,00

Melhorias Sanitárias em Casas Populares

 

100.000,00

 

40.000,00

 

140.000,00

Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário

 

1.200.000,00

 

480.000,00

 

1.680.000,00

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água

 

800.000,00

 

320.000,0

 

1.120.000,00

Construção de Calçamento ou Pavimentação Asfáltica

 

1.054.500,00

 

421.800,00

 

1.476.300,00

Ampliação da Rede de Iluminação Pública

 

191.800,00

 

76.720,00

 

268.520,00

Construção ou Ampliação de Unidades Habitacionais

 

900.000,00

 

360.000,00

 

1.260.000,00

Totais dos Créditos

4.546.300,00

1.818.520,00

6.364.820,00

A partir da ocupação e da publicização da existência de quase R$7 milhões de reais para rapidamente “ajeitar” tudo que o “28 de Julho” precisa, cabe às pessoas ali residentes promoverem lutas para terem suas necessidades e reivindicações atendidas pela administração do prefeito Zé Pacheco e do agir dos 10 vereadores e das 3 vereadoras. Como se leu acima, dinheiros não faltam.

Como antes se alertava, em 2024 também todo cuidado é pouco. Conforme você pode ler na matéria “Conjunto Fórum” no endereço eletrônico: http://ptssal.blogspot.com.br/2017/08/conjunto-forum.html, as administração do prefeito Zé Pacheco e a atuação dos 9 vereadores e das 4 vereadoras enganaram a população, com argumentos e dizeres falaciosos, e assim continuam a fazê-lo. 

Se dúvidas houver, basta analisar e fazer as contas sobre os valores destinado a questões habitacionais, em 2024, conforme tabela abaixo. Mas há um detalhe importante. Estaremos em ano eleitoral e, por isso, pode ser que o orçamento vindouro seja cumprido e executado.

Quiçá!

Diriam o Mártir São Sebastião e a nossa Padroeira Nossa Senhora da Penha.

 

Tipo de política

Crédito original

Crédito adicional

Crédito total

Melhorias Habitacionais Contra a Doença de Chagas

 

200.000,00

 

80.000,00

 

280.000,00

Melhorias Sanitárias em Casas Populares

 

150.000,00

 

60.000,00

 

210.000,00

Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário

 

350.000,00

 

140.000,00

 

490.000,00

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água

 

200.000,00

 

80.000,0

 

280.000,00

Construção de Calçamento ou Pavimentação Asfáltica

 

2.280.450,00

 

912.180,00

 

3.192.630,00

Ampliação da Rede de Iluminação Pública

 

200.000,00

 

80.00,00

 

280.000,00

Construção ou Ampliação de Unidades Habitacionais

 

1.200.000,00

 

480.000,00

 

1.680.000,00

Totais dos Créditos

4.580.450,00

1.832.180,00

6.412.630,00

Os montantes de 2024, pois.

Dessarte, a população são-sebastiãoense do 28 de Julho e de outras localidades precisa indagar o quê foi feito com esses milhões e identificar quem foram beneficiados ou beneficiadas?

E, principalmente, quem foram os prejudicados ou as prejudicadas?

Como é ano eleitoral, possivelmente, as oposições eleitorais do ‘tira ele e coloca eu’, que tudo continuará no mesmo estado dos fatos, tenham uma destacada atuação de com reais políticas habitacionais e melhorias nessas políticas.


>Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Redação: Paulo Bomfim – Membro da Ongue.
Contatos – Imeio:ongdeolhoss@bol.com.br – Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Data: 11 de agosto (Dia do Estudante) de 2017; atualização: 1-11-2023