Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

DILMA E O SILÊNCIO DE PARTE DA IMPRENSA

 E ATÉ DE ALGUNS SEUS EMPREGADOS

Nesse dias de fim de anos, o presidente Bolsonaro voltou a agredir a ex-presidenta Dilma Vana Rousseff.

Moisés Mendes de o Jornalistas pela Democracia escreveu texto que

"O que Miriam Leitão não disse sobre Dilma Rousseff

"Miriam Leitão quis dizer que também ela resistiu à ditadura e aos extremistas de direita", segundo o jornalista Moisés Mendes. "Mas não diria que, muito antes de agosto de 2016, ajudou a criar as circunstâncias que trouxeram os extremistas de volta ao poder"

A jornalista Miriam Leitão fez uma concessão a Dilma Rousseff, com quem discorda de quase tudo. São discordâncias de fundo, não de superfície, porque envolvem questões fundamentais da política, da economia, das relações humanas e dos compromissos com a democracia e o povo.

Mas Miriam Leitão mostrou que concorda com Dilma em uma questão. A jornalista defendeu Dilma dos ataques de Bolsonaro, que debochou esta semana dos torturados pela ditadura.

O sujeito voltou a exigir provas de que Dilma sofreu torturas, como se as vítimas dos carniceiros a serviço dos generais recebessem fotos, recibos e declarações oficiais de que foram torturadas.

Miriam falou de Dilma nesta terça-feira, no programa Estúdio i, da Globo News, com a autoridade, segundo a apresentadora Cecília Flesch, de quem também sofreu torturas na ditadura.

Esse é o detalhe. A apresentadora enfatizou que Miriam “pode falar de cadeira” sobre torturas. E Miriam falou, legitimada pelo seu lugar de fala, sem dizer em momento algum que também havia sido presa e torturada.

Miriam passou pelo mesmo sofrimento. Ela não disse, mas foi como se tivesse dito: eu sei o que você passou, mas não preciso dizer que também passei.

Foi correta, não quis se apresentar como vítima. Mas faltou algo. Dilma só é atacada com frequência por Bolsonaro por suas posições e por suas ações políticas. Não por ideias abstratas e palpites, mas por suas ações.

Dilma incomoda Bolsonaro e a extrema direita pelo conjunto da obra, mas a isso Miriam Leitão não fez referência.

Elogiou Dilma genericamente e se referiu especificamente apenas ao fato de que seu governo criou a Lei do Acesso à informação, em nome da transparência no setor público.

Mas não falou nada sobre os programas sociais, sobre a ampliação do acesso à universidade pública, o ProUni, o Fies, sobre o Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida.

Nada sobre ações que incomodaram a direita e a extrema direita de Bolsonaro. Se Dilma fosse apenas uma ex-militante clandestina, talvez Bolsonaro e seus cúmplices não estivessem preocupados com ela.

Mas Dilma foi eleita e inventou de querer governar e desafiar o fascismo. Desafiou tanto que teve de ser golpeada pelos grupos que acabaram depois aliando-se a Bolsonaro, um golpista menor, porque medíocre, mas útil à consolidação da trama.

Essa Dilma passou longe do discurso humanista de Miriam Leitão, que qualquer democrata poderia e deveria fazer.

Miriam se solidarizou com a torturada que ela depois ajudou a derrubar, como integrante dos times de lavajatistas da grande imprensa encarregados da desconstrução de Lula, do PT e de Dilma.

Dizer que se solidariza com quem sofreu torturas é ser óbvio. Miriam Leitão demonstraria grandeza se dissesse que Dilma continua sendo torturada, agora por Bolsonaro, pelo que foi e pelo que continua sendo.

Miriam Leitão quis dizer que também ela resistiu à ditadura e aos extremistas de direita. Mas não diria que, muito antes de agosto de 2016, ajudou a criar as circunstâncias que trouxeram os extremistas de volta ao poder.

Também não disse que Dilma continua, na sua essência, sendo o que sempre foi e que esse é o preço a ser pago pela lealdade à sua própria história. Por isso eles torturam Dilma sem parar."

https://www.brasil247.com/blog/o-que-miriam-leitao-nao-disse-sobre-dilma-rousseff 

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

HISTÓRIA VIVA - ReLEIA! Algo Importante da Nossa História

O PT (Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores), em São Sebastião, foi fundado em 16 de setembro de 1995, data que é feriado estadual, dedicado a emancipação político-administrativa alagoana.

Fundado, imediatamente o PT passou a editar o jornal LEIA! e apoiar as diversas lutas desenvolvidas neste Município. Elas foram e continuam a ser muitas, apesar da história oficial costumar não registrar os fatos, tentando dar a entender que "aqui nada acontece".

O jornal LEIA! tem muita história e importância. Mas, por fatores financeiros, não tem sido editado e distribuído à população, como antes era feito. A população da Terra das Rendas merece reler e saber dos acontecimentos de mais de duas décadas e fazer uma reflexão.

Muitas coisas aconteceram de lá até a presente data. Alguns fatos são atualíssimos, "parece que foram ontem", disse uma professora são-sebastiãoense, quando leu a edição do LEIA! do aparentemente distante março de 1997.

Então, essa História Viva, de março de 1997, tem muita importância e precisar ser lida e debatida. 

Faça isto!

A seguir leia o fac-símile da edição do LEIA!, de março da 1997, sendo que o original do mesmo está arquivado na biblioteca do PT são-sebastiãoense:






 


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

SUBLEGENDA, SÃO SEBASTIÃO E CIRO-BOLSONARO TUDO A VER

 POR QUÊ?

Para as juventudes e até para quem não sabia, a sublegenda era um artifício eleitoral da ditadura civil-militar.

Legalizado por “Ato Complementar” em 1966 e por lei em 1968 para permitir a eleição de determinada candidatura. Ela, a sublegenda, permitia que um segmento político-eleitoral lançasse na prática 2 candidaturas. Uma “oficial (a verdadeira) e uma oficiosa (a ‘laranja’)”.

Então, lá no início da ‘legal’ sublegenda, a candidatura laranja tinha por objetivo “bater”, “denunciar”, ‘provocar” etc. a candidatura adversária, que tinha reais condições de derrotar a candidatura oficial.

A sublegenda teve fim oficial em 1986. Mas sua manipulada ou frauda prática continuou. Agora de forma informal.

domingo, 6 de dezembro de 2020

NOSSAS CONDOLÊNCIAS!

 Segundo notícias latino-americanas, morreu nessa madrugada o ex-presidente uruguaio, Tabaré Vázquez. Ele era líder da esquerda ou centro-esquerda ou social-democrata, a depender da visão de quem faz a análise, latino-americana e com a chamada frente amplas sempre lutou pela união do campos das esquerdas. No governo uruguaio, Vázquez, abriu caminha para a chegada ao poder de Pepe Mojica, da esquerda, uruguaia e latino-americana.

À família e ao povo uruguaio, as condolências do PT e do povo são-sebastiãoense

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PT FOI QUEM MAIS ELEGEU VEREADORAS E VEREADORES EM MUNICÍPIOS COM MAIS DE 500 MIL HABITANTES

A mídia grande tenta passar a imagem que o PT foi o “grande perdedor” das eleições, como disse um radialista em Maceió. Mas os números tanto desmentem a tentativa da mídia grande como comprovam a ótima votação do Partido que tem por fundamento defender os direitos da população brasileira.

O sério estudo do cientista político, Jairo Nicolau, comprova que nos 38 municípios que têm “[...] mais de 500 mil habitantes; onde residem 37% da população brasileira. O PT aparece em primeiro lugar (na eleição para as câmaras), o DEM em segundo e o Republicanos em terceiro”.

A seguir, leia a tabela que constitui uma parte do mencionado estudo. Em outra parte do estudo, considerando outra tabela, que trata da eleição em todos os municípios brasileiros, também comprova que o PT foi o 7º partido mais votado na eleição. 





Jairo Nicolau

@JairoNicolau1

 

A proporção de votos para vereador nas 38 cidades com mais de 500 mil habitantes; onde residem 37% da população brasileira. O PT aparece em primeiro lugar, o DEM em segundo e o Republicanos em terceiro

Imagem

 

https://twitter.com/JairoNicolau1

terça-feira, 17 de novembro de 2020

ELEIÇÕES – RESULTADO DAS URNAS PARA VEREADORAS E VEREADORES

Como já debatido pelo PT, praticamente nada mudou também na eleição proporcional para parlamentares municipais. A situação já foi lembrada na matéria que tratou sobre a eleição majoritária, que pode ser lida e impressa em - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: ELEIÇÕES - RESULTADO DAS URNAS PARA PREFEITO E PARA VICE-PREFEITO (ptssal.blogspot.com)

A confirmação do ‘praticamente nada mudou’ decorre da decisão da grande maior parte da população desta 49ª Zona Eleitoral, que reelegeu a grande maioria dos vereadores, 6 deles, e das vereadoras, 2 delas, que criticava no dia a dia.

Na eleição proporcional, o eleitorado apto a votar: 24.790 ou 100% de eleitores e eleitoras, bem como quem compareceu para votar, 19.641 ou 80,44% de eleitores e eleitoras, e quem se absteve, 4.849 ou 19,56% deles e delas, formam os mesmos números da eleição majoritária.

Observa-se que os votos válidos subiram de 18.862, na majoritária, para 18.952. Estes foram compostos por 18.159 votos numerais (nominais) e 793 votos de legenda, em partidos.

Reeleição - Foram reeleitos 6 vereadores, cinco deles pela situação: Manoel do Gongo, Gilberto Cirilo, Moézio Santana, Gilvan Porfírio e Dé do Campo.

Um foi reeleito pela oposição: Vando Canabrava, que, mesmo sem maiores dinheiros, teve a sua atuação parlamentar como positiva. A surpresa foi a não reeleição de Jailton da Serra, que, pela oposição, também tinha sua atuação parlamentar bastante elogiada.

2 vereadoras da situação também foram reeleitas: Rosângela Lima e Ana Pacheco.

Noviços e noviças – 5 candidaturas foram eleitas pela 1ª vez. Noviças são 2. Uma da situação: Daniela Porto; outra da oposição: Josi Curtinho. 3 são noviços. Um da situação: Rogério Rocha; e 2 das oposições: Manoel do Freitas e Dijailson José.

Expectativas - A eleição de 5 parlamentares, pela 1ª vez, traz esperança de mudanças de atitudes de cada parlamentar na próxima Legislatura, esteja na situação ou na oposição. Afinal, essas ‘mudanças’ eram o foco aberto ou mesmo velado em cada campanha eleitoral.

Na situação, já se sabe, impossível esperar independência para debater possibilidades administrativas, fiscalizadoras e legislativas diferentes tanto para reeleitos e reeleitas, como para o noviço e para a noviça.

Na oposição essas possibilidades são reais e possíveis, mesmo que em plenário sejam rejeitadas, pela maioria parlamentar da situação.

Problema – Para eleitos e eleitas pela 1ª vez, surge um clara e pouco debatido problema. Um problemão, até! A falta de capacitação de filiado ou de filiada para o correto e efetivo exercício de cada mandato.

Em “cursos” realizados pelo Foccopa (Fórum de Controle das Contas Públicas em Alagoas) e pela Ongue de Olho em São Sebastião, bem como por este PT, constata-se que parlamentares noviços e noviças chegam ao mandato totalmente “perdidos” e sem apoio até do próprio Partido Político que representa.

O PT são-sebastiãoense tem realizado essas capacitações. Mas há pouca participação de filiados e de filiadas. Se propõe também acompanhar o exercício de cada mandato pela ótica petista, não deixando qualquer parlamentar “solto” para fazer o que entender.

Para quem adere à situação não precisa de preparação, pois não irá fazer debate ou questionamento algum. Todos, todes e todas estão cientes que o eleitorado apoiou e apoia a situação.

Para quem representa as oposições a situação é totalmente diferenciada. Tem que atuar propositivamente e legislativamente, além de fazer a obrigatória, necessária e a difícil fiscalização. Mas como fazê-lo, sem prévia capacitação e sem apoio da sociedade em geral e até mesmo do Partido Político no qual tem filiação?

Só Jesus para salvar noviços dos males agires. Mas ainda haverá alguém que dirá que nem Jesus salvará, pois Ele age e agirá de forma diversa e não entrará no contexto de meras disputas eleitorais, quase sempre.

As disputas e decisões por reais e verdadeiras mudanças políticas, quase sempre, estão fora ou “passam ao léu” de determinadas atitudes legislativas.

Contudo, o PT parabeniza e deseja felicidades e bons agires para quem foi reeleito ou reeleita e para quem vai e deverá legislar e fiscalizar pela 1ª vez.

Tempos dirão!

LEIA também: PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: PARABÉNS, CRIANÇAS! (ptssal.blogspot.com)

O que reeleitos e reeleitas, e eleitos e eleitas foram por elas?

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores
Contatos – Imeio: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Presidente do PT-SS-AL
Fonte: Relatório do Resultado da Totalização dos Votos do TRE-AL

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ELEIÇÕES - RESULTADO DAS URNAS PARA PREFEITO E PARA VICE-PREFEITO

Como já esperado e debatido por este PT, nada mudou nessas eleições municipais. O mau prognóstico já tinha sido escrito e publicado, podendo ser lido e impresso em - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: MUDAR O JOGO OU MUDAR O JOGADOR? (ptssal.blogspot.com). O ‘não mudar nada’ foi uma decisão da grande maior parte da população.

Mesmo só se considerando a população que estaria apta a votar ou 24.790 eleitores e eleitoras. Se considerado só quem compareceu para votar ou 19.641 eleitores e eleitoras, já que 4.849 deles e delas se abstiveram, ou seja, não compareceram para votar.

Observando-se os números, então, a parcela da população que decidiu pelo resultado da eleição majoritária foi menor ainda.

No entanto, se constituiu em uma maioria eleitoral, que deve ser respeitada por toda a democrática população.

Como sabemos, foram 4 candidaturas. Sendo 2 delas com partidos individualizados e 2 por coligações eleitorais. 

Por 2 partidos individualizados foram Adeilton Querino e Erivaldo Luiz ("Pedrão do Fleixeiras"), pelo Republicanos, e Antônio Carlos (“Toinho do Petrúcio”) e Fábio Albuquerque (“Fabinho do Zé Roquete”), pelo Rede Sustentabilidade. 

Por 2 coligações foram “A Mudança Segue em Frente”, com Zé Pacheco e Charles Pacheco, e coligação “Unidos para Mudar”, com Luiz Antônio (“Lula Curtinho”) e Maurício Tavares (“Mauricinho”).

O PT decidiu por não apoiar nenhuma das 4 candidaturas a prefeito, conforme explicitado na matéria publicada em - PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS SÃO-SEBASTIÃOENSES: PT DECIDE NÃO APOIAR NENHUMA CANDIDATURA A PREFEITO OU A VEREADOR (ptssal.blogspot.com).

Todavia, o PT são-sebastiãoense parabeniza os dois eleitos e especialmente o nosso eleitorado e a nossa população em geral.

Segundo o relatório eleitoral do TRE-AL (Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas), os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Zé Pacheco e Charles Pacheco, obtiveram 9.304 ou 49,32% dos 18.862 votos válidos e foram reeleitos.

Lula Curtinho e Mauricinho tiveram 6.167 ou 32,70% dos votos válidos, ficando eles em 2ª colocação; Adeilton Querino e Erivaldo Luiz receberam 3.248 ou 17,22% votos, um bom 3º lugar, e Toinho do Petrúcio e Fabinho do Zé Roquete, 143 ou 0,76% dos votos válidos, ficaram em 4ª colocação.

Por fim, uma das questões debatidas é se as oposições eleitorais tivessem se unido em uma só candidatura, se teriam ganhado a eleição majoritária?

A resposta do PT é sim, pois teriam tido 9.558 ou 50,68% dos votos válidos.

Para a unificação das oposições, teria faltado o quê? 

Isto é algo que vai dar em muitas falações.

>Produção: Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores
Contatos – Imeio: ptssal@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Presidente do PT-SS-AL
Fonte: Relatório do Resultado da Totalização dos Votos do TRE-AL

domingo, 15 de novembro de 2020

APURAÇÃO ELEITORAL ESTÁ ATRASADA EM RAZÃO DE INSTABILIDADE NO SISTEMA DO TSE

A essa hora, em muitos municípios, a apuração ainda nem começou, mas o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral disse que logo a apuração será concluída. 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

MAIS UMA MENTIRA CAI E DILMA É ABSOLVIDA

POR SUPOSTAS FRAUDES NA PETROBRÁS, EM PERNAMBUCO

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) absolveu a ex-presidenta Dilma Vana Roussef por denúncia de supostas fraudes na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A mat


https://pt.org.br/cvm-absolve-dilma-em-investigacao-sobre-a-petrobras/



 

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

PARABÉNS, CRIANÇAS!

Nessa data, Dia das Crianças, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras vem parabenizar a todas as crianças são-sebastiãoenses, alagoanas e brasileiras, desejando-lhes escolarização, saúde, paz e moradia digna.

Na passagem dessa data, o PT reafirma a sua disposição de continuar nas lutas para que as crianças tenham vida digna e respeito de administradores e de legisladores.

Assim, nesse período de campanha eleitoral, o PT assume o compromisso de provocar o debate sobre as propostas de cada candidatura para a construção de condições de vida decentes para toda as juventudes.

Nessa data, Dia das Crianças, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras vem parabenizar a todas as crianças são-sebastiãoenses, alagoanas e brasileiras, desejando-lhes escolarização, saúde, paz e moradia digna.

Na passagem dessa data, o PT reafirma a sua disposição de continuar nas lutas para que as crianças tenham vida digna e respeito de administradores e de legisladores.

Assim, nesse período de campanha eleitoral, o PT assume o compromisso de provocar o debate sobre as propostas de cada candidatura para a construção de condições de vida decentes para toda as juventudes.

 https://www.youtube.com/watch?v=wJ7c-jqnyJo


sexta-feira, 2 de outubro de 2020

TATTO FAZ DEFESA DO LEGADO PETISTA E DIZ SENTIR ORGULHO POR LULA

A tevê Bandeirantes realizou o seu 1º debate eleitoral entre candidatos a prefeito do Município São Paulo. 

Vergonhas as mentiras ditas pelo prefeito Bruno Covas, na tentativa de atingir o ex-prefeito petista Fernando Haddad e distrair a população e o próprio eleitorado para ela não fazer a comparação entre os dois governos, o do PT e o do PSDB.

Relevantes a resposta de Boulos ao candidato do Novo (Engranados, em verdade. Soube que ele já mentiu, até na declaração de bens à Justiça Eleitoral?).

Também notável a defesa do legado das administrações petistas pela candidatura do Tatto e da importância do Lula para São Paulo, Brasil, América Latina e para o Mundo.

O portal do PT na internete produziu uma excelente matéria. A seguir você pode ler a mesma e ficar sabendo que as lutas, inclusive a eleitoral, são sempre fortes, mas afirmativas do PT.

Em São Paulo, Tatto defende medidas para transporte público e afirma legado petista

Em debate da TV Bandeirantes, o candidato petista resgatou as políticas públicas que implementou enquanto secretário nas administrações de Fernando Haddad e Marta Suplicy. E defendeu políticas para a retomada do emprego e investimentos sociais para enfrentar a crise sanitária e econômica. 

“Tenho muito orgulho do presidente Lula, o que mais fez por este país; de ter o apoio de Fernando Haddad, que renegociou a dívida e deixou dinheiro em caixa, diferente do que diz o Bruno Covas”, afirmou Tatto. “Vamos resgatar o que eles tiraram de São Paulo devolver a cidade ao povo”, defendeu.

 Jilmar Tatto disse: "vamos resgatar o que eles tiraram de São Paulo e devolver a cidade ao povo".

No primeiro debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo,  transmitido pela TV Bandeirantes , na quinta-feira (1º), o Partido dos Trabalhadores foi alvo explícito de boa parte dos candidatos. O candidato Jilmar Tatto reafirmou, no entanto, o legado petista na administração da maior cidade do país. 

No confronto, Tatto resgatou as políticas públicas que implementou enquanto secretário de Abastecimento e de Transportes nas administrações de Fernando Haddad e Marta Suplicy. E defendeu medidas de apoio aos trabalhadores e investimentos sociais para enfrentar a crise sanitária e econômica.

“Vamos resgatar o que eles tiraram e devolver a cidade ao seu povo”, defendeu Tatto. “Com a gente, toda frota vai estar nas ruas e o Bilhete Único voltará a ter 4 horas de integração. É menos gasto, menos tempo no trânsito e mais qualidade de vida para o paulistano”, afirmou.

“Eu fui secretário de Transportes nos governos da Marta e do Haddad. Fizemos 400 km de ciclovias, 400 km de faixas exclusivas, criei e implantei o Bilhete Único. Também fiz a redução da velocidade, que reduziu em 35% o número de acidentes em SP”, destacou, afirmando sua experiência. Tatto ainda implantou as ciclovias na cidade.

Entre as propostas de seu plano de governo, Tatto defendeu instituir o passe livre para os desempregados. Também propôs que “de madrugada, aos domingos e feriados, o bilhete vai custar apenas R$ 2”. Enquanto isso, alfinetou ele, “Bruno (Covas, o atual prefeito) vai dar R$ 4 bilhões para as empresas de ônibus este ano”.

Também apresentou propostas para apoiar os trabalhadores em aplicativos. “Em relação aos entregadores, nós vamos fazer um aplicativo da prefeitura, como fizemos com estacionamento rotativo. Isso vai fazer com que essas pessoas sejam menos escravizadas em relação ao serviço que elas prestam para as empresas”, defendeu.

Tatto denunciou a administração de João Dória e de Bruno Covas por tirar direitos do povo e dos trabalhadores. “As gestões do Doria e o do Bruno queriam dar farináceo para as crianças”, lembrou. À frente da Secretaria de Abastecimento, Tatto implantou o almoço e janta nas escolas, com alimentação saudável.

Com o PT, o Leve Leite atendia mais de 900 mil alunos da rede municipal. Doria e Covas cortaram quase 600 mil crianças do programa. De acordo com Tatto, “2 em cada 3 crianças foram cortadas do Leve Leite. Com a gente, o Leve Leite vai voltar a ser para todos os alunos de 0 a 14 anos”.

O governo do PT, além de gerar milhões de empregos, fez o Brasil sair do mapa da fome. Quando fui secretário de Abastecimento, as crianças comiam bolacha seca e eu implantei refeição de qualidade. Arroz, feijão, mistura. Porque Bruno tirou o Leve Leite das crianças?

“Nós, do PT, não tiramos, oferecemos os benefícios. Fizemos isso com a alimentação nas escolas, com o Bilhete Único, e o PSDB sempre quer acabar com tudo”, disse. “Doria chegou a dizer que as crianças pobres não tinham hábito alimentar”, afirmou.

O candidato petista também defendeu o retorno de direitos que foram retirados dos estudantes mais pobres. “Com Bruno e Doria, a vida dos estudante de baixa renda se tornou mais difícil”, denunciou. “O Passe Livre do Estudante vai voltar a ser 24 horas por dia, como era com o @ptsaopaulosp”, lembrou, citando a política existente durante sua administração à frente da secretaria de Transportes.

“Tenho muito orgulho do presidente Lula, o que mais fez por este país, de ter o apoio de Fernando Haddad, que renegociou a dívida e deixou dinheiro em caixa, diferente do que diz o Bruno Covas, e muito orgulho também de ter o apoio do Zarattini e do PT”, afirmou Tatto ao final do debate.

https://pt.org.br/em-sao-paulo-tatto-defende-medidas-para-transporte-publico-e-afirma-legado-petista/

domingo, 27 de setembro de 2020

PT DECIDE NÃO APOIAR NENHUMA CANDIDATURA A PREFEITO OU A VEREADOR

Por razões de ordem burocrática perante à Receita Federal do Brasil e à Justiça Eleitoral, o PT são-sebastiãoense não conseguiu registrar as suas candidaturas a prefeito e vice-prefeita, em chapa de gênero, e a vereadores e a vereadoras, também em chapa de gênero. 

O fato frustrou às candidaturas, especialmente. Mas também à população em geral, que esperava participar dos debates sobre as propostas do Partido para melhorar as condições de vida da nossa empobrecida população.

Assim, na manhã desse domingo, o PT se reuniu no Cecusa (Centro Cultural Salomé) e decidiu não apoiar nenhuma das candidaturas, a prefeito ou a vereador ou a vereadora. 

O PT entende que é necessário separar o joio do trigo e não encampar de forma alguma o despolitizador e o enganador ditado "juntos e misturados". "Precisamos mudar a política e não somente os nomes de gestor e de parlamentares", disse Dimas Francisco, ex-presidente do PT.

Para esclarecer a população são-sebastiãoense e evitar possíveis e maldosos zunzuns, comuns em época eleitoral, o PT edita e divulga à toda a sociedade uma Resolução Partidária, que informa o motivo do não registro das candidaturas e o motivo por que não apoia nenhuma das candidaturas. 

A seguir você pode ler e imprimir a mencionada Resolução Partidária:                               

" RESOLUÇÃO PARTIDÁRIA Nº013

Que trata do não apoio do PT a candidaturas nas eleições municipais de 2020, em razão de incompatibilidades político-programáticas e político-eleitorais, que também inviabilizaram coligação anteriormente.

Como já divulgado internamente, o PT não conseguiu registrar as suas candidaturas para participar das eleições, majoritária e proporcional, em novembro de 2020, em virtude de problemas burocráticos, especialmente quanto à alteração do código da sua natureza jurídica junto à Receita Federal do Brasil e à Justiça Eleitoral.  

Como é do conhecimento da população e pode ser lido na matéria “ANÁLISE SOBRE A NÃO COLIGAÇÃO À ELEIÇÃO MAJORITÁRIA”, em http://ptssal.blogspot.com/2020/06/analise-sobre-nao-coligacao-eleicao.html, as incompatibilidades político-programáticas e-ou político-eleitorais impediram coligação para a eleição de 2020.

Com a impossibilidade deste Partido registrar as suas candidaturas, em razão de questões burocráticas, mais especificamente quanto à alteração do código da natureza jurídica do Partido perante à Receita Federal do Brasil e à Justiça Eleitoral, equívoco ocorrido há 25 anos e que não impediu candidaturas anteriores deste Partido, registra-se, imediatamente surgiu a necessidade de decidir se, informalmente, o PT apoiaria alguma das candidaturas existentes.

Considerando que o PT não comunga e não utiliza o jargão enganador e despolitizador “juntos e misturados” e que para haver futuras melhoras sociais para cada são-sebastiãoense é necessário ter a coragem de separar o “joio do trigo”, por maioria de votos, o PT decide por não apoiar nenhuma das candidaturas a prefeito e-ou a vereador(a), bem como orientar e solicitar a filiados e a filiadas que não participem de nenhuma dessas campanhas, enquanto estiver filiado ou filiada, já que as candidaturas não representam possibilidades de reais e de substanciais mudanças nas ações político-administrativas e político-legislativas, mas apenas a mera mudança de personalidades, além de que algumas delas têm efetivo cunho bolsonarista, de retirada de direitos e das dignas condições de vida.

 Assim, o Partido dos Trabalhadores, em São Sebastião,

 RESOLVE, por maioria de votos,

a) – não apoiar nenhuma das candidaturas ao cargo de prefeito ou ao cargo de vereador ou de vereadora para as próximas eleições;

      b) – orientar e solicitar a seus filiados e a suas filiadas que não participem de nenhuma das retrorreferidas campanhas e também não utilizem os símbolos e as históricas imagens do Partido, vez que há, inclusive, a possibilidade de desfiliação, algo que foi debatido e já anunciado por alguns.

 São Sebastião, 27 de setembro de 2020.”. 

 

QUAL ALTERNATIVA AO TETO DOS GASTOS

Bolsonaro e aliadas e aliados estão tirando dinheiro da população e fazendo ela voltar ao empobrecimento. Ninguém, com crítica consciência social, tem dúvida disso.

Abaixo você lerá uma matéria sobre ações da bancada do PT no Senado, apresentando uma alternativa ao teto de gastos ou à chamada “Pec da Morte”. O apelido dela na sinaliza para que sentido ela foi aprovada.

Mas, você, leitora ou eleitor votou e vota em quem a aprovou?

Que pergunta chata!

PT no Senado apresenta alternativa ao Teto dos Gastos

Paralisia da máquina pública e política dura de ajuste fiscal – perseguidos por Temer e Bolsonaro – só têm trazido sofrimento à maioria da sociedade. “Na atual conjuntura, a retomada das regras de gastos em 2021 é o principal obstáculo à recuperação da economia brasileira”, explica o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho. Ele apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional assinada por mais de 30 senadores. Segundo o senador Rogério Carvalho, de sergipe: “A retomada do Teto de Gastos no orçamento de 2021 precipitará a retirada de estímulos fiscais, agravando a situação da economia“

Há alternativas para solucionar a paralisia na economia brasileira, causada tanto pela má gestão do governo Jair Bolsonaro quanto pelo congelamento dos investimentos, a partir da Emenda Constitucional 95, que estabeleceu o chamado Novo Regime Fiscal (“Teto dos Gastos”). As proposições estão na PEC 36/2020 do Senado Federal, iniciativa do líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), e de toda a bancada. O documento conta com a assinatura de 31 senadores de vários partidos. A mudança do Teto dos Gastos é um dos pontos do Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, apresentado pelo PT na última segunda-feira, 21 de setembro.

A Proposta de Emenda Constitucional petista que foi apresentada ao Senado cria para 2021 e 2022 investimentos mínimos em áreas econômicas e sociais centrais à retomada da economia, fora da engessada Lei do Teto dos Gastos Públicos. A PEC 36 propõe ainda a transição de regime fiscal em 2023, como novas regras de gastos plurianuais, de quatro em quatro anos, estabelecendo metas distintas por setor, garantindo financiamento dos serviços essenciais e investimentos e ao mesmo tempo apontando pra sustentabilidade fiscal.

Assim, a PEC pretende preservar gastos com saúde e educação, especialmente. “Na atual conjuntura, a retomada das regras de gasto em 2021 é o principal obstáculo à recuperação da economia brasileira. Portanto, é urgente rediscutir tais regras”, explica Rogério.

A conjuntura citada por Carvalho pode ser traduzida em 12,8 milhões de pessoas desocupadas, 5,7 milhões de desalentados – recorde da série histórica –, retração do PIB de 1,5% no 1º trimestre, consumo limitado por desemprego, dívida das famílias e elevado juro ao consumidor, ausência neste momento de exportações que possam induzir crescimento e a pandemia da Covid-19, que foi mais um choque sobre uma economia que não havia recuperado o nível de produção anterior à recessão 2015/2016.

“A retomada do Teto de Gastos no orçamento de 2021 precipitará a retirada de estímulos fiscais, agravando a situação da economia que, em julho de 2020, segundo a Pnad Covid19, registrava mais de 12 milhões de pessoas desocupadas e 28 milhões fora da força de trabalho, que gostariam de trabalhar, mas não buscaram trabalho”, alerta o senador.

Na contramão do mundo

O Congresso Nacional aprovou, em 2016, o que acabou tornando-se a Emenda Constitucional 95, que prevê que  despesas primárias não poderão crescer acima da inflação por até vinte anos (2036). Em outros termos, caso haja crescimento real do PIB, o teto determina uma redução da despesa como proporção da riqueza.

Não se trata apenas de um congelamento de despesas, mas da redução do Estado e dos serviços públicos, independente do que ocorrer com a arrecadação.

Portanto, o teto de gasto impacta as demais despesas, especialmente as discricionárias, que incluem funcionamento da administração pública e investimentos, e acaba por exigir limitação das despesas obrigatórias como, por exemplo, o congelamento do salário mínimo ou até de reduções salariais e de jornada, o que impactaria ainda mais serviços públicos.

Entre as áreas mais impactadas pela EC 95, está a saúde. Não apenas em razão da pressão do teto sobre o conjunto das despesas, mas do congelamento do valor mínimo obrigatório do setor nos patamares de 2017.

O Sistema Único de Saúde sofre um subfinanciamento crônico, sendo o Brasil caso único no mundo de sistema universal em que os gastos privados de saúde são superiores aos gastos públicos. Os gastos públicos de saúde representam menos de 4% do PIB, enquanto países como a Inglaterra gastam quase 8% do PIB no sistema público de saúde.

Vale lembrar que o próprio FMI recomenda regras de gasto capazes de estabilizar a economia e viabilizar ações anticíclicas. Portanto, o Brasil está na contramão do que dispõe a literatura internacional, na medida em que as regras de gasto afetam o investimento público e afetam a capacidade de recuperação da economia.

Do PT no Senado

https://pt.org.br/pt-no-senado-apresenta-alternativa-ao-teto-dos-gastos/

sábado, 26 de setembro de 2020

CANDIDATURAS A PREFEITO

A eleição para prefeito ou prefeita vem aí. Assim, o PT apresentará muitas candidaturas, em municípios nos quais organizou com antecedência e adequadamente.

Abaixo você lerá uma matéria sobre as candidaturas PT em todo o Brasil.

Com elas, o PT proporá a esperança de dias melhores, desde que a população que mudar as ações políticas na gestão e não só a pessoa do prefeito ou da prefeita, continuando na mesma política neoliberal e conservadora, e de atendimento os interesses privados e não os da população em geral.

PT terá 1.600 candidatos a prefeito nas eleições em todo o país

Em entrevista ao ‘Poder 360’/SBT, a presidenta do Partido dos Trabalhadores diz que a legenda está mais animada para a eleição municipal deste ano e aponta que a conjuntura é favorável à oposição. “Há um enfrentamento político e uma discussão na sociedade sobre os rumos do país”, aponta.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), avalia que a legenda está animada para as eleições municipais de 2020, com o maior partido de esquerda da America Latina retomando em condições mais favoráveis a disputa eleitoral e a preferência do cidadão. “Nas eleições de 2016, tivemos 990 candidatos. Nas eleições de 2012, foram 1.800 candidatos. Neste ano, são mais de 1.600 candidatos”, aponta.

Em entrevista ao programa Poder 360, transmitido no último domingo,13 de setembro, no SBT. Gleisi explica que a conjuntura mudou. “O número de candidatos do PT agora é bem superior ao das eleições municipais de 2016. E temos um grande número também de candidatos a vereador. São mais de 21 mil candidatos e candidatas em todo o Brasil. O PT está mais animado. É um outro momento”, disse.

Gleisi lembra que, há quatro anos, o PT sofreu uma dura derrota eleitoral, mas que, agora, as condições são mais favoráveis e a legenda está recuperando prestígio e o partido está mais forte politicamente. “As eleições de 2016 foram as mais difíceis para nós. Foi um momento muito duro”, disse, lembrando que naquele ano o país sofreu um Golpe de Estado, com o impechment fraudulento da ex-presidenta Dilma Rousseff.

“A Lava Jato estava funcionando a todo vapor e o PT era tratado – injustamente – como uma organização criminosa”, ressalta. “A gente não tinha espaço para se defender. Em 2016, foi uma eleição para o PT ter acabado”, diz, comparando que a situação agora  é diferente. “A gente teve uma recuperação”, destaca, lembrando que, mesmo derrotado em 2018, nas eleições presidenciais, o PT vem ganhando força e tração política.

Conjuntura política mudou

“Mesmo perdendo, com toda aquela conjuntura, a gente saiu com um fortalecimento político. Elegemos quatro governadores e a maior bancada de deputados federais e o Fernando Haddad saiu com uma votação expressiva, com mais de 47 milhões de votos”, comentou na entrevista concedida ao jornalista Fernando Rodrigues. “Há um enfrentamento político e uma discussão na sociedade sobre os rumos do país”, disse.

Ela também avalia que o presidente Jair Bolsonaro não terá vida fácil nas eleições municipais deste ano, por conta da crise econômica e social, agravadas pela pandemia do Covid-19. Mesmo com o pagamento do auxílio emergencial, a situação não é fácil para o Palácio do Planalto e o bolsonarismo, sobretudo no Nordeste, onde o PT e as oposições têm força política e eleitoral.

“Bolsonaro está fazendo uma investida, inclusive com a ajuda dos partidos do Centrão que atuam lá. Tem tido mais presença. Mas, de novo, quero repetir aqui: não é fácil o Bolsonaro ocupar esse espaço apenas com a renda emergencial”, observa a parlamentar. “O que foi feito no Nordeste brasileiro nas gestões nossas – do governo Lula e do governo Dilma – foi algo inusitado na história. O PIB nordestino cresceu quase o dobro do que o PIB das outras regiões do Brasil”, destaca.

Embora as eleições de 2022 ainda estejam distantes, Gleisi comentou que as oposições têm condições de construir uma alternativa eleitoral para voltar a ocupar o Palácio do Planalto. Ela considera possível que o PT faça uma chapa eleitoral para 2022 compondo com outra sigla de esquerda e até abrir mão da cabeça. Mas ressaltou que, para isso, é preciso “ter voto” para assumir essa posição.

Campanha para as Eleições 2022

“É possível fazer um acordo, fazer uma composição, ter um plano que nos unifique”, disse. “Mas para assumir uma cabeça de chapa tem que ter voto, né? Quem é que tem hoje votação expressiva no Brasil? Às vezes as pessoas dizem assim: ‘Fulano seria melhor para o segundo turno’. Só que para chegar no segundo turno precisa passar pelo primeiro. E voto, capital eleitoral, é algo que se acumula da sua vivência, da sua disputa política, do seu posicionamento… É uma construção. Política não é um ato de abrir mão, é um ato de composição”, declarou.

Ela comentou que as esquerdas têm nomes competitivos e que as condições para uma composição vão avançar nos próximos dois anos. “Tem vários nomes. Tem nomes no PT e tem nomes em outras legendas, como é o caso do Flávio Dino [governador do Maranhão pelo PC do B], que tem se colocado no cenário nacional”, comentou.

A possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser o candidato do PT à Presidência também não está descartada, embora as condições não estejam dadas, porque ele está inelegível pela condenação – injusta e sem provas – no caso da Lava Jato. “Nosso objetivo não é buscar elegibilidade do presidente Lula; é buscar Justiça para o presidente Lula”, disse. “A minha vontade e a da maioria do PT é que Lula seja candidato novamente; que Lula dispute a eleição presidencial”, afirma. “Nós queremos a anulação da sentença porque ela é injusta, ela é ilegal. Sergio Moro, que condenou o Lula, virou ministro do Bolsonaro.

https://pt.org.br/gleisi-pt-tera-1-600-candidatos-nas-eleicoes-em-todo-o-pais/

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

CONVENÇÃO ELEITORAL HOMOLOGA CANDIDATURAS DO PT

 Na data de seu aniversário de 25 anos em São Sebastião, a Conv

PT, PARABÉNS!

Bom dia, filiados e filiadas.

Uma ótima quarta-feira.

Hoje, 16 de setembro, tem festas e atividade político-eleitoral.

Alagoas completa seus 203 de emancipação político-administrativa.

Parabéns, Alagoas!

O PT são-sebastiãoense faz 25 anos de existência.

Parabéns, PT!

Que, nesse momento, caminha para a sua Convenção Eleitoral, às 14 e 30 horas.


terça-feira, 8 de setembro de 2020

DINHEIROS POR ÓRGÃOS MUNICIPAIS NOS 4 ÚLTIMOS EXERCÍCIOS

O que nós cidadãs e cidadãos são-sebastiãoenses achamos que foi ou o que está sendo feito com os dinheiros municipais?  Nesta tabela, você lerá os valores e poderá refletir e debater se São Sebastião poderia estar melhor. 

Exercício

2017

2018

2019

2020

2021

Gabinete

1.084.703,44

1.133.515,60

1.393.488,60

1.535.440,20

?

Administração

4.230.086,07

4.420.439,80

6.331.173,80

7.940.347,80

?

Finanças

1.292.138,40

2.739.682,40

2.097.984,00

2.386.053,60

?

Saúde

17.956.788,01

28.159.149,20

34.925.689,40

40.316.117,80

?

Habitação

1.260.000,00

?

?

?

?

Educação

46.729.638,34

58.177.786,80

52.104.659,60

51.686.150,60

?

Agricultura

1.607.419,00

2.351.654,20

1.671.944,40

1.670.130,00

?

Viação e Obras

8.034.729,64

8.657.399,80

9.130.108,40

7.602.788,20

?

Social

4.525.397,10

7.025.949,00

7.830.701,20

8.098.158,60

?

Planejamento

256.974,20

268.538,20

268.538,20

275.538,20

?

Esporte e Lazer

618.308,60

646.132,20

455.456,40

544.924,80

?

Saneamento

2.940.000,00

?

?

?

?

Energia

268.520,00

?

?

?

?

Ipam

8.353.979,20

13.037.312,40

18.210.876,60

19.609.468,20

?

Dívidas

1.309.516,60

?

?

?

?

Serviços Urbanos

3.700.958,80

3.867.501,40

4.010.349,00

5.159.299,60

?

R. Contingência

4.387.286,40

?

?

?

?

Cultura e Turismo

1.857.426,20

2.894.410,40

3.273.916,80

2.192.711,83

?

SMTT

Não existia

Não existia

582.400,00

957.857,60

?

Câmara

2.762.957,40

2.887.290,00

3.017.217,00

3.450.872,60

?

 Os dinheiros não são tudo e isso todo mundo sabe. Mas a existência de dinheiros ou de “recursos financeiros” é algo muito importante em uma gestão municipal, pois todas as ações municipais geram despesas.

Desde que existe neste Município – a partir de 16-09-1995 – a população são-sebastiãoense sabe que o PT divulga e informa os totais dos dinheiros têm nas gestões deste Município como na legislativa.

Nessas eleições não nos deixemos enganar. Quando ouvir ou ler alguma promessa eleitoral, pergunte se ela é verdadeira e se poder ser concretamente cumprida. Se cada um ou cada uma de nós são-sebastiãoense não perceber que o seu político-eleitoral ato de votar poderá mudar a política ou apenas mudar o gestor a ruindade irá continuar, para sofrimento de todas e de todos.

Produção: PT de São Sebastião, Alagoas
Contatos – imeio-ptssal@bol.com.br – ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Presidente do PT-SS
Data: 30 de junho de 2020