Há exatos 129 anos era extinta a escravidão no Brasil. Resultado de uma árdua batalha contra os setores conservadores do país, este feito tem sua importância não por ter a escrita áurea de uma lei assinada por uma pessoa branca em prol dos negros, mas por toda uma batalha de todo um povo sofredor nesse país tão desigual.
O Brasil ainda precisa reparar essa agressão de mais de 300 anos de escravidão contra o povo negro em suas terras. Foram três séculos de exploração, infanticídio e todos os "cídios" que se possa imaginar. Faz-se necessária a reparação de todo o mal praticado contra quem só fez o Brasil crescer.
O negro foi responsável pela exploração do solo brasileiro, pelo acúmulo de riquezas da elite branca desse país e por tudo onde se trabalhou e se trabalha nessa terra "abençoada por Deus e bonita por natureza". Foi o esforço do negro nessas terras que fez com que o crescimento econômico brasileiro fosse tão grande e tão admirável ao longo dos séculos e das nações.
Coube ao negro também o crescimento demográfico de uma colônia dizimada por uma primitiva e truculenta força de exploração de trabalho que veria ao longo dos séculos o quão terrível é o ser humano quando visa apenas o bem próprio.
Que esse 13 de Maio não seja apenas um dia de festejos e comemorações, mas reflexão e estudo sobre tudo o quanto o povo negro representou e representa em toda a nossa história.
Ótimo texto.
ResponderExcluirParabéns a companheir@s que não deixaram a data passar desapercebida, como fez a grande mídia, que também é consumida dia a dia por muitas pessoas negras, excluídas.